Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Centro de tecnologia baiano lidera projeto voltado ao consumo inteligente de energia

FPC, em parceria com empresários da Alemanha, apresentou o SCIKE em Salvador, Barreiras, Belo Jardim e Recife



Após ser apresentado a empresários baianos, em Salvador e Barreiras, o projeto SCIKE está sendo mostrado em outras cidades brasileiras. Com visitas conduzidas pelo Fraunhofer Project Center (FPC), juntamente com empresas do Software Cluster alemão, pesquisadores visitaram as cidades de Belo Jardim-PE, onde conheceram o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM) e a fábrica das Baterias Moura. Em Recife, a conversa foi direcionada às empresas do Porto Digital e do ecossistema pernambucano. 

O SCIKE é uma cooperação Brasil-Alemanha, que visa o desenvolvimento e pesquisa no campo do gerenciamento inteligente de consumo de energia, proporcionado redução de custos para empresas. A proposta é unir a expertise alemã aos problemas e desafios dos parceiros brasileiros, que já atuam na área, a fim de que órgãos e indústrias aperfeiçoem seu desempenho no setor. No Brasil, o FPC, situado na capital baiana, coordenará o projeto e desenvolverá cenários no domínio de energia, através do projeto Living Lab para Cidades Inteligentes. Além do projeto, os locais visitados ainda conheceram a expertise do FPC em planejar e desenvolver software inteligentes, sob medida.


Viagens em pauta
Com a agenda cheia, após passar por diversas cidades no Brasil apresentando o SCIKE, o gestor de negócios do Fraunhofer Project Center, Marcio Souza, está em uma sequência de viagens ao longo deste mês. Recentemente, ele desembarcou em Lisboa, onde está visitando o Smart City Innovation Lab, que tem a proposta de apresentar soluções para problemas enfrentados pelas grandes cidades. Marcio também passou por Barcelona, participando do Smart City Expo World Congress, aprimorando seus conhecimentos a respeito das chamadas Cidades Inteligentes. Em breve, novas parcerias e mais novidades para o setor tecnológico da Bahia.


Sobre o Fraunhofer

Situado no Parque Tecnológico da Bahia, o Fraunhofer Project Center da UFBA (FPC) é um centro de projetos com a missão de fomentar a economia e melhorar a sociedade através do desenvolvimento de programas de software inovadores, aliando conhecimento produzido na academia às necessidades práticas da indústria e vida urbana. Em Salvador, o FPC existe desde março de 2012, graças a uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (SECTI), a UFBA e o Instituto Fraunhofer de Engenharia de Software Experimental (IESE), da Alemanha.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑