Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Corais do NEOJIBA se apresentam neste sábado (11)

Concerto gratuito encerra III Encontro de Coros do Programa e reúne cerca de 300 coralistas, entre 6 e 25 anos, em Salvador


No próximo dia 11 de novembro (sábado), às 15h30, no Santuário do Colégio Antônio Vieira (Garcia), em Salvador, ocorre o III Encontro de Coros do NEOJIBA com o tema Música e Movimento. A atividade reúne o Coro Juvenil, o Coro Infantil e cinco corais dos Núcleos do Programa. O concerto tem entrada gratuita e busca dar visibilidade à prática coral e promover o intercâmbio de experiência e conhecimento entre eles. 

“Nos Núcleos acontecem práticas corais muito bonitas, mas que os outros coros desconhecem. No encontro cada um vai poder mostrar ao outro o que está fazendo”, explica a coordenadora de Canto Coral do NEOJIBA, Yuli Martinez. O III Encontro reúne cerca de 300 coralistas, entre 06 e 25 anos, oriundos do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do NEOJIBA e dos Núcleos sediados em Salvador (Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Federação e Liberdade) e em Simões Filho. 

No repertório, peças brasileiras do folclore e da MPB e obras em outros idiomas que fazem referência às culturas indígena e africana. “O encontro será muito positivo para o nosso desenvolvimento e para enriquecer o nosso currículo”, observa o jovem integrante do Coro Juvenil, Samuel da Silva.

Os professores venezuelanos Jesús Ochoa, Ambar Arias e Pablo Morales, participam da organização do III Encontro, em Salvador. Eles estão na cidade capacitando e formando os coralistas multiplicadores e os integrantes do Coro Juvenil do NEOJIBA, através do programa Música para Crescer, uma iniciativa do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, do Sistema de Orquestras da Venezuela, e da ScholaCantorum.

Sobre o Canto Coral 
O trabalho de canto coral no NEOJIBA começou em 2010 – três anos após a fundação do Programa – com a criação do Coro Juvenil, sob a regência de Obadias Cunha no Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA) e com a participação de estudantes da instituição. Em 2011, passou a ser dirigido por Yuli Martinez que, posteriormente, recebeu o apoio de Claudia Santos e Andrea Alves na regência e preparação vocal. “A metodologia de trabalho do Coro Juvenil e dos demais corais do Programa funciona tal como qualquer outra formação musical do NEOJIBA. São crianças, adolescentes e jovens que se encontram com regularidade para fazer música coletivamente e da melhor maneira e nível possível”, revela o diretor artístico do Programa, Eduardo Torres. O NEOJIBA conta com três formações corais, o Coro Infantil, o Coro Juvenil e o Coro Sinfônico, este último fundado em 2012 e formado por voluntários e familiares dos integrantes do Programa. Além disso, conta com formações corais nos Núcleos de Prática Musical CESA, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Federação, Sesi Itapagipe e Liberdade.

Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Serviço
III Encontro de Coros do NEOJIBA
11 de novembro (sábado), às 15h30
Santuário do Colégio Antônio Vieira (Garcia)
Entrada Gratuita

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑