Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Crianças e adolescentes do NEOJIBA realizam apresentações gratuitas em escolas e biblioteca do bairro de Nazaré

A ação é uma iniciativa do Núcleo Cordas Dedilhadas, sediado no Colégio Central, em Salvador

Agora em novembro, o Núcleo Cordas Dedilhadas encerra o projeto Turnês dos Núcleos, que desde abril realizou dezenas de apresentações públicas em espaços comunitários dos bairros onde estão sediados os Núcleos de Prática Musical do NEOJIBA. A programação desta turnê começa na quinta-feira (09) com duas apresentações, às 9h e às 14h, no Colégio Central, em Nazaré, Salvador – espaço que acolhe as atividades musicais deste Núcleo do Programa.

A turnê do Núcleo de Cordas Dedilhadas terá oito apresentações até o dia 28. As principais acontecem no Espaço Xisto Bahia, no sábado (18), às 17h, e na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, na quarta (22), às 10h. A primeira conta com a presença dos mais de 50 integrantes do Núcleo, que têm idades entre 7 e 18 anos e tocam instrumentos como violão, bandolim, cavaquinho, guitarra baiana e contrabaixo elétrico. No repertório, músicas como Santa Morena, Brasileirinho, Aquarela e Berimbau.

Já na biblioteca, quem se apresenta é a turma de iniciação ao violão, com cerca de 30 integrantes com idades entre 7 e 14 anos. O grupo é a atração da comemoração do Dia do Músico, na programação do Novembro Negro, do Colégio Ruy Barbosa. No repertório, destaque para as músicas da tradição popular brasileira, como Samba Lêlê, Cai Cai Balão, Marinheiro Só, Aquarela, Asa Branca, Assum Preto e Mulher Rendeira.

“A turnê é uma mostra do trabalho pedagógico realizado no Núcleo. Apesar de termos basicamente duas formações musicais, elas estão subdivididas em turmas que trabalham dentro das suas possibilidades, explorando as habilidades e respeitando os limites e o tempo de cada um. Com isso, o repertório apresentado possui músicas apropriadas para cada grupo e algumas são adaptadas pedagogicamente para que todos consigam tocar juntos. Além disso, o fato de termos apresentações nas escolas e instituições do bairro, motiva as crianças no estudo da música e proporciona prazer em demonstrar o que estão aprendendo”, afirma Otávio Fidalgo, coordenador do Núcleo Cordas Dedilhadas.

Criado em 2015, o Núcleo de Cordas Dedilhadas concentra as atividades do NEOJIBA com instrumentos como violão, bandolim, cavaquinho, guitarra baiana e contrabaixo elétrico e conta com cerca de 50 integrantes, com idades entre 7 e 18 anos. O Núcleo funciona no Colégio Central, em Nazaré, e é parceiro do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, também sediado no local. O CJCC promove a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes e busca ampliar o acesso às temáticas culturais e científicas modernas.

Turnês dos Núcleos
Centenas de crianças, adolescentes e jovens – integrantes dos Núcleos do NEOJIBA – participam do projeto Turnês dos Núcleos. As apresentações tiveram início em abril e acontecem até novembro 2017, em praças e espaços comunitários dos bairros, como escolas, creches, centros de saúde, asilos e instituições da rede de proteção social. “O objetivo do projeto é fortalecer os vínculos com as comunidades onde atuamos. As Turnês também servem como um desafio para os integrantes e a equipe pedagógica de cada um dos nossos Núcleos”, explica Fabien Lerat, gerente pedagógico do NEOJIBA.

Os Núcleos do NEOJIBA atendem cerca de 1.600 crianças, adolescentes e jovens, faixa etária de 04 a 29 anos, sendo que 51% são crianças entre 04 e 12 anos. Entre os beneficiários diretos, 85% se autodeclararam pardos ou negros, 71% são estudantes do Ensino Fundamental I e II, 72% são de famílias com renda mensal de até 02 salários mínimos e 85% destas famílias têm perfil para CADÚnico. O Cadastro Único (CADÚnico) é um instrumento criado pelo Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. É utilizado para identificar quais serão os beneficiários dos programas socioassistenciais do governo e requisito fundamental para inserção nos programas sociais.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO
09 de novembro, às 9h
Abertura do projeto “DIVERSIDADE CULTURA X LEITURA E PRODUÇÃO”
Colégio Central – Nazaré
Orquestra Infantojuvenil de Violões

09 de novembro, às 14h
Abertura do projeto “DIVERSIDADE CULTURA X LEITURA E PRODUÇÃO”
Colégio Central – Nazaré
Orquestra de Cordas Dedilhadas

10 de novembro, às 16h
Homenagem a Jorge Conceição
Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
Orquestra de Cordas Dedilhadas

18 de novembro, às 17h
Espaço Xisto Bahia
Todos os integrantes do Núcleo
Entrada Gratuita

22 de novembro, às 10h
Comemoração ao dia do músico
Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
Orquestra Infantojuvenil de Violões
Entrada Gratuita

24 de novembro, às 10h
Festa de encerramento do ano letivo 
Colégio Santa Clara
Orquestra Infantojuvenil de Violões

27 de novembro, às 10h
Concerto didático
Escola Municipal Casa da Providência
Orquestra Infantojuvenil de Violões

27 de novembro, às 15h30
Concerto didático
Escola Municipal Casa da Providência
Orquestra de Cordas Dedilhadas

28 de novembro, às 10h
Prática Social
Instituição Beneficente Conceição Macêdo
Orquestra Infantojuvenil de Violões

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑