Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Familiares de tripulantes do submarino começam a voltar para casa

Passados 12 dias do desaparecimento do ARA San Juan, as entrevistas coletivas do porta-voz da Marinha, na sede da força em Buenos Aires, começam a ficar repetitivas.

"Ainda não encontramos o submarino", começa Enrique Balbi, o porta-voz. "Queria dar notícias melhores", diz pelo terceiro dia consecutivo.

"Que indícios vocês têm que os 44 tripulantes ainda possam estar vivos?", pergunta um repórter pela enésima vez. O porta-voz explica, pacientemente, como já fez antes, que por respeito às famílias não vai fazer conjecturas.

Em outro momento, diz que "que tenham passado 11 dias não impede que possam estar em uma situação de sobrevivência extrema" - sem explicar o que isso seria.

Com a escassez de informações, apesar do incremento das operações de busca e resgate do submarino, os encontros com a imprensa foram reduzidos. O que acontecia regularmente na Base Naval de Mar del Plata, destino final do San Juan, não acontece mais.

Em Buenos Aires, ocorriam às 10h e às 19h (horário local). Desde o sábado, há apenas um encontro por dia, salvo algum avanço importante nas operações- algo que ainda não aconteceu.

As famílias dos tripulantes também começariam a se desmobilizar. Apenas uma parte permanece alojada na Base Naval de Mar del Plata. Outra parte foi deslocada ao Hotel Antártida, também na cidade, mantido pela Marinha. Muitos decidiram voltar para suas casas e aguardar daí as novas informações.

Marta Vallejos, irmã do submarinista Celso Oscar Vallejos, decidiu começar um jejum "até que apareçam os tripulantes". Ela pediu que todos no país se unam a ela pois assim "um milagre pode acontecer".

"A Marinha continua prestando a eles ajuda psicológica", afirmou Balbi.

Por causa do mau tempo, com ventos de até 60km/h, a aguardada descida do minisubmarino americano ao fundo do mar não pôde ser realizada na noite de sábado.

O minisubmarino zarpou neste domingo a bordo do navio norueguês Sophie Siem com 50 marines e deve chegar à zona de buscas nesta segunda.

Também é esperada a chegada a Comodoro Rivadavia (sul) de uma embarcação com equipamentos russos de observação subaquática considerados de última tecnologia.

"Continuamos priorizando a busca subaquática, varrendo o fundo do mar", afirmou Balbi. "Não há prazo definido para abandonar a busca."

A operação está concentrada em uma área com um raio de 64km e profundidades entre 200 metros e 1.000 metros, calculada com base na última comunicação feita pelo submarino e no local onde teria ocorrido a explosão. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑