Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 26 de novembro de 2017

Oficina de Plantas Medicinais ensina produção de fitoterápicos

Oficina de plantas medicinais neste domingo ensina práticas tradicionais de cuidado com a saúde e elaboração de fitoprodutos



No próximo domingo, 26 de novembro, acontece a segunda edição do curso “Curandeire-se”, uma oficina de plantas medicinais com enfoque prático, que além do conhecimento sobre metodologias tradicionais de cuidado com a saúde, vai ensinar também o preparo de fitoprodutos. Quem ministra o curso é a “nutricultorapeuta” Paula Ribeiro, do Rio de Janeiro, que vem a Salvador especialmente para a atividade, realizada em parceria com o Instituto de Permacultura da Bahia e a Mater Luna – Casa Colaborativa. A atividade dura das 9h às 16h e o investimento para participar, no valor de R$ 130 (cento e trinta reais) inclui alimentação.

A ideia do “Curandeire-se” é trazer um estudo completo sobre os benefícios do uso de plantas na saúde, com destaque a cada edição para temas específicos – que estarão relacionados aos fitoterápicos produzidos naquele dia. Neste domingo, o principal tema abordado será o das plantas indicadas para alterações estomacais (como gastrite, úlceras, refluxo e má digestão), funções hepáticas (com destoxificação) e dores de cabeça. Paula Ribeiro explica que o uso das plantas medicinais é milenar, mas foi se perdendo ao longo dos anos devido ao crescimento da indústria farmacêutica. “Essa sabedoria milenar ficou retida nos conhecimentos das pessoas mais antigas e de poucos pesquisadores. Nosso objetivo é disseminar e valorizar essas práticas que fazem bem ao nosso corpo, mas também à nossa mente, ao nosso espírito e, principalmente à natureza”, afirma.

Paula Ribeiro
Nutricionista formada há 14 anos, com quatro pós-graduações na área, Paula há dois anos divide sua vida como nutricionista com a vida de agricultora (nutricultorapeuta). Sua plantação “Agroflorestal Sintrópica”, com certificada orgânica, se completa com seu trabalho com plantas medicinais e “PANCs” (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Ela tem hoje quase 100 plantas medicinais e trabalha com o resgate do uso popular das plantas medicinais.



SERVIÇO:
Oficina de Plantas Medicinais
26 de novembro (domingo) – Das 9h às 16h
Local: Mater Luna – Casa Colaborativa - Travessa Garoupa, 36, Stiep. Salvador-BA
Investimento: R$ 130,00 (alimentação inclusa)
Informações e inscrições: paula_santosribeiro@hotmail.com

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑