Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 18 de novembro de 2017

Projeto Biblioteca Dinâmica inaugura espaços de leitura em escolas públicas da Bahia

A primeira será inaugurada nesta segunda-feira, dia 20, em Praia do Forte-BA

Democratizar a leitura, dar acesso a clássicos da literatura brasileira e transformar a escola em um local de convivência para comunidade. Esse é o objetivo do projeto Biblioteca Dinâmica que inaugura duas unidades neste mês de novembro em escolas públicas da Bahia. Promovido pelo Instituto Educare, com patrocínio do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e com apoio da CCR Metrô Bahia, o projeto traz um acervo inicial de 500 livros de diversos títulos que interagem com público infantil e adulto. O espaço pretende ser um multiplicador de conhecimento, trazendo a comunidade para dentro da escola.

A primeira Biblioteca será inaugurada nesta segunda-feira (20), às 14h, no Colégio Estadual Alaor Coutinho, situado em Praia do Forte, no município de Mata de São João. “Temos muito carinho pela biblioteca, ela é o coração da escola. Receber um acervo atualizado é a realização de um sonho para nós e para os alunos, que nos ajudaram a escolher os títulos”, conta Maria do Socorro Aquino, diretora do colégio. A tarde será animada e contará com uma programação musical especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, com a participação de grupos locais de samba, hip hop e música instrumental. O segundo espaço será inaugurado dia 27, também às 14h, no Colégio Leopoldo dos Reis, no bairro Dois Leões, em Salvador.

Além dos livros, o projeto traz uma mensagem latente de educação ambiental ao propor um espaço todo produzido com pallets e placas de material reciclado (compostas por aparas de tubos de creme dental e embalagens), e por uma bicicleta interativa geradora de energia alternativa. “A bicicleta é uma forma de causar um impacto de conscientização socioambiental nos estudantes e incentivar o estudo de ciências nas escolas, além de ser um atrativo para o espaço de leitura”, revela André Brasileiro, coordenador do Instituto Educare.

O equipamento cultural construído com material reciclável, dispõe de um acervo de 500 livros de literatura, selecionados exclusivamente para o público frequentador. “A doação desse bem é reafirmação do compromisso do Instituto CCR e da CCR Metrô Bahia com projetos e ações socioambientais não apenas em nosso entorno, pois expandimos a cada dia nosso legado por toda a cidade de Salvador e região metropolitana”, afirma Alvaro Britto, Relações Institucionais da CCR Metrô Bahia. 

Deste modo, pensando na ambiência de espaços de leitura – afinal não há texto sem contexto –, com a Biblioteca Dinâmica, será possível garantir o acesso aos livros, bem como o estímulo ao fazer artístico por meio da literatura; além de permitir que os usuários contem com um expediente estimulante, interativo e que responde às necessidades humanas de interação social com vistas à construção de leitores de mundo. O projeto teve a consultoria técnica da historiadora Kátia Rocha e do presidente do Instituto Educare, Jonar Brasileiro.

Instituto Educare
O Instituto Educare é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos de natureza cultural, além de prestar consultoria e assessoria a empresas e entidades representativas do terceiro setor em Salvador. Como produtora cultural, realiza projetos voltados à educação, sustentabilidade, formação de leitores e novas plateias por meio da implantação de bibliotecas e cinemas.

Instituto CCR
O Instituto CCR nasce para qualificar e estruturar a gestão dos projetos apoiados pelo Grupo, para ampliar a transparência no uso dos recursos aplicados nos projetos diretos e incentivados e tem o desafio de fomentar e democratizar o acesso a cultura. O Instituto CCR é uma organização privada, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP - Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, que visa ampliar a excelência de sua prestação de serviço e a sua percepção positiva dos principais públicos com os quais se relaciona. Abrir caminhos que levem ao desenvolvimento sustentável e socioeconômico do Brasil, é o papel do Instituto CCR.

Serviço:
Biblioteca Dinâmica
Quando: 20 e 27 de novembro, às 14h
Onde: Colégio Estadual Alaor Coutinho (Povoado de Açu da Torre, Praia do Forte - Mata de São João/BA) e Colégio Leopoldo dos Reis (Rua General Argolo, 01- Dois Leões, Salvador/BA)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑