Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Salvador recebe ateliê de narrativas da escritora Socorro Acioli

Escritora foi uma das raras brasileiras alunas de Gabriel Garcia Márquez e vencedora do Prêmio Jabuti na categoria infantil

Um espaço de convivência e de escrita orientada para quem deseja escrever textos literários ou não literários: essa é a proposta do Ateliê de Narrativas organizado pela escritora Socorro Acioli, em parceria com a Livraria Cultura. Depois de passar por cidades como Cabo Verde, Mumbai, Rio de Janeiro e Fortaleza, agora será a vez da capital baiana receber o curso de escrita, em nível básico, durante quatro encontros a serem realizados nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, no Salvador Shopping. As vagas são limitadas.

A escritora, que foi aluna de Gabriel Garcia Márquez, em Cuba, adotou para a sua carreira conselhos e dicas do mestre. Foi durante uma oficina de uma semana com o Nobel colombiano que Socorro escreveu A Cabeça do Santo, seu primeiro romance adulto. O escritor ficou surpreso com a história de uma cabeça gigante de Santo Antônio abandonada numa rua de uma cidadezinha cearense e precisou ver um vídeo para acreditar na inspiração de Socorro para sua história. A oficina que Socorro participou foi a última que gabo deu antes de se afastar da vida pública por questões de saúde. Ela foi a única brasileira na turma. Em 2013, a escritora venceu o 1º lugar no Prêmio Jabuti categoria infantil, com Ela tem Olhos de Céu. Ao todo, já são mais de 20 livros publicados.

Dentre os principais objetivos do curso estão: compreender os mecanismos da ficção; analisar, contextualizar e criar histórias, desde os princípios básicos do enredo aos métodos criativos usados por escritores e roteiristas profissionais; entender os processos narrativos do passado, presente e futuro; captar o projeto artístico de cada narrativa; conhecer métodos de criação de personagem; descobrir a metodologia de trabalho de roteiristas e escritores de narrativas longas; conhecer referências sobre outros cursos, livros e processos para continuar a estudar narrativa.

Para Socorro Acioli, a importância de cursos de escrita criativa está na necessidade de formação para escritores. “É preciso trabalhar técnicas de escrita que aprimorem o escritor e lhe dê condições de contar sua própria história”, ressalta. Reunindo teoria e prática, o Ateliê de Narrativas possibilita, aos seus participantes, o instrumental adequado ao desenvolvimento de um projeto de escrita. Contos, roteiros, romances são alguns dos gêneros literários trabalhados durante o curso que, sendo realizado desde 2009, já conta com mais de 400 alunos.

Além de ser um espaço de formação e exercício de escrita, o Ateliê de Narrativas Socorro Acioli também tem servido de estímulo a publicação de novos autores. Dentre as produções elaboradas por participantes dos cursos já ministrados, há destaque para as coletâneas “Contos de Travessia”, publicada pela Demócrito Rocha (2016), e “Farol”, lançada pela Editora Moinhos em novembro deste ano.

Socorro Acioli

Autora de “A Cabeça do Santo”, livro desenvolvido durante oficina com Gabriel García Márquez e publicado pela Companhia das Letras (2014), Socorro Acioli é jornalista, mestre em Literatura Brasileira (UFC) e doutora em Estudos de Literatura (UFF). Com uma coleção que já conta com 20 livros publicados, dentre os diversos prêmios e menções a ela destinados, há destaque para o primeiro lugar no Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (2013), na categoria literatura infantil, com “Ela tem olhos de céu”. Também são aguardados os lançamentos de “A história que só você pode contar” e “Ópera do Medo”, pelo selo jovem da Companhia das Letras, e “Diga Astrasgud”, pela Fundação Demócrito Rocha.

Serviço
Ateliê de Narrativas Socorro Acioli – módulo básico
Dias 27, 28, 29 e 30 de novembro
Horário: 18h30 (duração por encontro: 3 horas)
Livraria Cultura / Salvador Shopping
Investimento: R$ 500

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑