Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Vernissage “Construções Infantis” reúne trabalhos de crianças de 01 a 06 anos

Valorizar e estimular as artes plásticas na infância é a proposta da exposição “Construções Infantis”, culminância do projeto de artes da Escola AMA. Toda a criatividade das crianças de 01 a 06 anos está exposta na vernissage realizada na Galeria B.Arte, no 1º piso do Shopping Paralela, no período de 25/11 a 02/12/2017.  Os temas presentes na exposição são variados, desenvolvidos no decorrer do ano: “sensações”, releituras, interpretações de novos conhecimentos, etc. O projeto possibilita o ingresso das crianças no universo do faz de conta, aplicando o dom de fantasiar e viajar no mundo da criatividade.

Inserir as artes plásticas na infância ajuda a desenvolver a criatividade e formar futuros adultos capazes de criar soluções para os desafios da vida. O Projeto de Artes da Escola AMA tem como objetivo estimular a percepção, a observação, o desenvolvimento da coordenação motora, a formação de conceitos e signos representativos. “O desenvolvimento de atividades artísticas com as crianças contribui também para o entendimento dos códigos sociais, possibilitando a apreciação da leitura de diferentes culturas, ajudando na formação crítica e estética do indivíduo”, explica a artista plástica e diretora pedagógica da Escola AMA, Maria Lúcia Argolo.

Entre as técnicas utilizadas nas obras expostas se destacam:  a tinta aguada com anilina,  guache,  acrílica, lápis aquarelável, colagens e  carimbos. “A criança reconhece o mundo pelos sentidos, pelo olhar, contato visual, cheiro, tato, texturas, cores. O quanto antes ela é estimulada a ter contato com as artes, mais ela vai ampliar o seu conhecimento de mundo, percebendo que nem tudo é igual. Desenvolve um olhar crítico sobre a relação das coisas, fortalece o aprendizado, a oralidade e o raciocínio lógico”, conta a professora de artes da Escola AMA, Carla Moreira.


Sobre as construções Infantis

Manchas de tinta, marcas coloridas, carimbos e colagens são a essência das obras das crianças de um ano. Conhecida por ser uma escola que estimula o contato e cuidado com a natureza, não poderia faltar muitos elementos que representam o meio ambiente. Os bichinhos presentes nos jardins da AMA, como as joaninhas, abelhas, as árvores e as flores aparecem nas telas dos pequenos artistas na faixa etária de 02 anos. As crianças de três anos fizeram produções com o tema “Linhas e formas com Mondrian”, aprendendo um pouco mais sobre formas geométricas, linhas, a trabalhar o espaço e a coordenação motora. O autorretrato, brincadeiras do cotidiano e paisagens da cidade de Salvador como o Farol da Barra, o Mercado Modelo e o Pelourinho estão presentes nas telas das crianças de 04 a 06 anos. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑