Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Aberta exposição em memória a Irmã Dulce no Centro Cultural Solar Ferrão

A exposição 'A tela, o pincel e uma sublime inspiração' foi aberta na tarde de terça-feira (12), no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho), em Salvador. O evento teve a presença de artistas plásticos, museólogos e profissionais das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), além de devotos e admiradores da vida e obra da freira baiana. 

A exposição reúne 38 telas, feitas a partir de técnicas e estilos variados, assinadas por artistas renomados e anônimos que fizeram questão de retratar a religiosa, que desde muito jovem chamou a atenção pelo trabalho social em prol do pobre, do doente e do mais necessitado. 

O Memorial Irmã Dulce (MID) faz parte das homenagens em memória dos 25 anos de falecimento do Anjo Bom da Bahia. A mostra ainda inclui uma área dedicada à arte-educação, com realização de oficinas de arte para crianças e adolescentes, exibição de documentários e do filme 'Irmã Dulce'. A visitação tem entrada franca, com exibição até 12 de janeiro.

A coleção, que integra o acervo do Memorial Irmã Dulce e é quase toda composta a partir de doações, começou a ser formada com a Mãe dos Pobres ainda em vida. “Era comum ela receber como presente uma tela com a pintura da sua imagem, o que a deixava muito envergonhada, pois não entendia o motivo para tal homenagem”, comenta o assessor de Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce, Osvaldo Gouveia.

Inspiração 

Os trabalhos trazem em comum a inspiração no Anjo Bom. “Podemos dizer que muitas dessas obras também contam um pouco desses 25 anos sem a presença de Irmã Dulce, pois foram concebidas após a sua morte, por motivações diversas, demonstrando a continuidade e o crescimento do sentimento de amor, admiração, carinho, fé, devoção e respeito pela vida e obra da Bem-Aventurada”, ressalta a museóloga da Osid, Carla Silva. 

A exposição 'A tela, o pincel e uma sublime inspiração' é uma realização da Assessoria de Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce, com o apoio do Centro Cultural Solar Ferrão, da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) e do Governo da Bahia.

Fonte: Ascom/Dimus

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑