Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Caruru de Santa Bárbara

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur), promoveu o Caruru de Santa Bárbara, que é fertado no Corpo de Bombeiros. A homenagem a Santa Bárbara é uma das mais

tradicionais festas da Bahia. Celebrada nesta sexta-feira (4), os festejos a Iansã abrem a Temporada de Festas de Largo que acontecem em Salvador e que misturam fé e festa numa só comemoração.

As homenagens começaram ainda pela manhã, com a celebração de uma missa, realizada na frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Durante muito tempo o caruru foi organizado pelo Mercado de Santa Bárbara. Por falta de ajuda financeira, a Irmandade do Rosário dos Pretos assumiu a responsabilidade da festa. Por considerá-la muito próxima da cultura e da comunidade negra, a Irmandade dos Pretos fixou a santa como uma das santidades da Igreja e toda quarta-feira realiza uma missa em sua homenagem.

Para não perder a tradição, o Corpo de Bombeiros, que tem Santa Bárbara como padroeira devido a sua relação com as águas, e a Comunidade Negra do Pelourinho procuraram a Semur para apoiar o evento. A Secretaria aderiu ao evento fornecendo suportes estruturais e também toda a produção do Caruru, que foi oferecido para 2 mil pessoas.

A deusa dos relâmpagos, das chuvas e dos raios levou uma “tempestade de devotos”, vestidos de vermelho e branco, em sua procissão nesta manhã de sexta-feira. A procissão seguiu pelas ruas do Pelourinho, sendo finalizada na Praça dos Veteranos. Após a manifestação religiosa, chegou a hora mais esperada do dia: o caruru de Santa Bárbara foi servido pelo Corpo de Bombeiros. A Semur também apoiou os carurus realizados no Terreiro de Jesus e do Mercado São Miguel.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑