Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Estudantes participam de aula inaugural dos cursos do MedioTec em Lauro de Freitas

Mais de 600 estudantes de oito colégios estaduais de Lauro de Freitas, Dias D´Ávila, Ipirá e Candeias participaram, nesta segunda-feira (4), no Instituto Federal da Bahia (IFBA) Lauro de Freitas, da aula inaugural do MedioTec. O programa, uma ação do Ministério da Educação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), está sendo realizado na Bahia a partir da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e o IFBA. Os cursos, da área de Tec­no­logia da In­for­mação, na mo­da­li­dade con­co­mi­tante, vão começar no próximo dia 11/12 e têm duração de 18 meses, beneficiando cerca de cinco mil es­tu­dantes do En­sino Médio, em 44 ci­dades do in­te­rior da Bahia.

Presente à aula inaugural, o subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, que representou o secretário Walter Pinheiro, destacou a importância da parceria com a rede IFBA. “Isto tem um grande significado, pois amplia a oferta de Educação Profissional de nível médio para que os estudantes possam se sentir identificados com um rumo profissional, qualquer que seja ele. A parceria com o IFBA, que tem uma trajetória gigantesca em formação profissional da juventude, é extremamente importante para a perspectiva de inclusão e da formação da juventude. A outra questão é o Plano Estadual de Educação que diz que teremos que profissionalizar um maior número possível de jovens”.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, completou: “A meta do Governo do Estado é atingir os 417 municípios baianos com o MedioTec até o final de 2018 e a parceria com o IFBA vai contribuir para alcançarmos toda a juventude baiana”.

O coordenador geral do PRONATEC no IFBA, professor Marco Antônio Góes, ressaltou a relevância do MedioTec. “Para nós, do IFBA, é uma satisfação e um orgulho grande estar contribuindo para o avanço da Educação Profissional na Bahia e, também, uma oportunidade de estarmos aprendendo muito com a maior rede estadual pública do Estado, que vem fazendo um trabalho de inclusão maravilhoso. O IFBA e o Estado como o todo têm muito a ganhar com os cursos semipresenciais voltados à informática”.

Estudantes - Participaram da aula inaugural alunos dos co­lé­gios es­ta­duais Al­fredo Agos­tinho de Deus, Francisco Pereira Franco, Hermano Gouveia e Kleber Pacheco (Lauro de Freitas), Luís Moura Bastos (Dias D´Ávila) e Maria Bastos Melo e Monsenhor Alcides (Ipirá) e Ouro Negro (Candeias). O estudante Renato Bispo, 19, 2º ano do Colégio Estadual Francisco Pereira Franco disse que está empolgado com a nova perspectiva que o Mediotec dará à sua vida profissional. “Vou fazer o curso de Manutenção e Suporte de Informática e vou abraçar para valer esta oportunidade porque é uma ponte para entrar no mercado do trabalho, embora a minha intenção seja, futuramente, fazer um curso superior de História”.

A estudante Elizabeth Góes, 17, 2º ano do Colégio Estadual Kleber Pacheco, que vai cursar  Informática para a Internet, também se mostrou empolgada. “Muito boa esta oportunidade de adquirir experiência nessa área e, assim, enriquecer o meu currículo e aumentar as chances no mercado do trabalho”.

MedioTec -  O programa tem como objetivo proporcionar aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio uma formação profissional e ampliar as chances de inserção no mundo do trabalho, seja como emprego formal ou por meio do empreendedorismo, a partir de cursos técnicos, com aulas no turno oposto ao ensino regular.

Fotos: Claudionor Junior

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑