Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 24 de dezembro de 2017

Final de semana prolongado deverá ser de tempo quente e poucas chuvas

As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia, que inclui as comemorações do Natal e o primeiro final de semana do verão, não são esperadas mudanças significativas, principalmente em relação às chuvas, pois a massa de ar quente seco continua influenciando. Com isso, mantêm-se a previsão de redução da nebulosidade e as chuvas na maior parte do Estado. Mesmo assim, o tempo quente e a umidade vinda da Amazônia poderão contribuiu a ocorrência de chuvas fracas em algumas áreas, a exemplo do Oeste baiano, onde são esperadas temperaturas máximas de até 36°C.

Nas regiões do Recôncavo, Nordeste, Sudoeste e Sul, onde também há possibilidade de ocorrer chuvas fracas, além das temperaturas elevadas (com máximas de até 36°C°), quem deve influenciar com mais intensidade é a umidade vinda do Oceano Atlântico. Por outro lado, nas regiões da Chapada Diamantina, São Francisco, Norte e Nordeste, onde essa massa de ar continua atuando com mais intensidade, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas. Ressalta-se também que, além de deixar o tempo seco, a permanência desse sistema também está mantendo as temperaturas elevadas nessas regiões, onde as máximas deverão oscilar entre 30°C (na Chapada Diamantina) e 36°C (no São Francisco).

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, as condições do tempo previstas para esse período é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e temperaturas elevadas (com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 33°C).

Maré

Entre os dias 22/12 (sexta-feira) e 25/12 (segunda-feira), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 06h e às 09h e entre às 18h e às 21h, com valores variando de 1,5 a 2,5 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre a 00h e às 03h e entre às 12h e às 15h, com valores variando de 0,4 a 1,0 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar aos 1,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs)

Uma das características do verão é o aumento na incidência de radiação solar e, consequentemente, na elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV) no estado da Bahia. Esta condição pode ser observada no período entre os dias 22/12 (sexta-feira) e 25/12 (segunda-feira), quando os IUVs deverão variar de 12 a 13. De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑