Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Palacete das Artes recebe a exposição “Sentido figurado: Silvio Robatto”

A Sala Contemporânea do Palacete das Artes recebe, nesta quarta - 20 de dezembro, às 19h, a exposição “Sentido figurado: Silvio Robatto”. O projeto foi concebido através de uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia/Secretaria de Cultura/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC)/Palacete das Artes, com a Fundação Pedro Calmon (Centro de Memória da Bahia) e Lia Robatto.

Na mostra, com curadoria assinada por Murilo Ribeiro e organização de Lia Robatto, será apresentado o trabalho realizado pelo arquiteto e fotógrafo Silvio Robatto por mais de 50 anos através das suas lentes; em aspectos do cotidiano, festas populares e o patrimônio histórico da Bahia. Mais de 400 obras estarão à disposição do público, entre quadros e fotografias, que integram parte do acervo privado de Robatto, doado ao CMB.

Organização - Lia Robatto é a responsável pela organização das mais de quarenta mil fotos de Silvio Robatto, desde 2008, ano de seu falecimento. Ela explica que abrir este acervo, com o apoio do governo do Estado, tem o compromisso de apresentar a abrangência do interesse de seu autor. “Foi difícil a escolha das séries, tendo que descartar várias temáticas igualmente significativas, sendo que o critério de seleção foi escolher as fotos mais trabalhadas por ele. A grande dica do conteúdo dessa exposição foi sinalizada pelo próprio Silvio em sua série CAPAS que ele deixou, com títulos de livros que planejava publicar”, explica.

A coreógrafa também destaca que, na exposição, serão apresentadas as duas vertentes do trabalho de Silvio, com características bem diferenciadas do artista: onde as fotos expressam a sua sensibilidade e poética através de uma técnica fotográfica tradicional mais depurada e a outra, recriações das suas próprias fotografias, através de interferências digitais, propositalmente com baixa resolução, em busca de efeitos dos “pixels”, numa aproximação do desenho e gravura, chegando por vezes à abstração do conteúdo. “Esta exposição não apresenta um percurso cronológico, nem um mapeamento territorial. Silvio nunca identificava suas fotos, justificando que seu ofício não era a reportagem. O que perseguia era o “sentido figurado”, ou seja, o sentido poético, estético e conceitual de cada imagem”. 

Importância - O diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, João Carlos de Oliveira, ressalta a importância de encerrar um ano cultural com uma exposição que tão bem expressa a memória da Bahia, cujo presente para o público é conhecer e rever o grande patrimônio de Robatto.“Sua produção arquitetônica, e assim se distingue a verdadeira arquitetura das demais construções, tem a força de atravessar passado e adentrar futuro se comunicando, respondendo e intrigando. Silvio superou todas as artimanhas e conseguiu que a fotografia fosse capaz de mover-se. Coreografias completas captadas em uma única abertura do obturador”.

Zulú Araújo, diretor da Fundação Pedro Calmon, considera ainda mais especial a exposição, por se tratar de uma homenagem ao amigo e professor, que conheceu na década de 70, ainda estudante de Arquitetura. “Estes fragmentos (160 fotos) da sua extensa e magnífica obra (aproximadamente 45.000 fotos),registradas ao longo da vida, e que estarão disponíveis ao público no Palacete das Artes, é muito mais que uma mostra artística ou conceitual, é uma história de vida. É o Sentido Figurado de uma vida, vivida com imensa intensidade. Diria mesmo, das múltiplas vidas que ele viveu em uma só, seja como professor, arquiteto, velejador, cineasta ou fotógrafo. Ou simplesmente Silvio”.

“Silvio Robatto foi precursor do uso de recursos digitais, na época, ainda insipientes. Inconformado com a mera constatação do instante fotográfico, interferindo na foto, abduzindo, transportando, transformando e brincando de levar elementos de uma foto à outra. Apagando, enquadrando, dando arbitrária valoração através de texturas, como num simples toque de mágica. Hoje, é comum que artistas visuais de todas as áreas lancem mão de recursos digitais. Silvio fez isso quando muito poucos faziam. Não era um fotógrafo, já era um artista visual como hoje entendemos”, define o diretor do Palacete das Artes e curador da exposiçãop, Murilo Ribeiro.

Biografia - O cineasta, diretor de fotografia, arquiteto e fotógrafo Silvio Pereira Robatto nasceu no dia 24 de outubro de 1935 em Salvador (BA). Filho de Stella Pereira e do dentista e pioneiro do cinema baiano, o cineasta Alexandre Robatto Filho. Ingressou em 1954 no curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde foi professor. Os primeiros trabalhos de Silvio como fotógrafo foram os registros de seus colegas do Colégio Maristas. A partir daí seu horizonte temático se alicerçou na cultura popular da Bahia, entre festas populares como a Lavagem do Bonfim, o Presente de Yemanjá, no 2 de Fevereiro, a Festa de Santa Bárbara, no universo simbólico do Carnaval; ou nos festejos do 2 de Julho. Na fotografia realizou trabalhos importantes e reconhecidos com a participação de suas fotos juntamente com as de outros fotógrafos apresentadas por Lina Bo Bardi, com curadoria de Martim Gonçalves na V Bienal de São Paulo, na Exposição Bahia, em 1959. Participou de diversas exposições individuais no Brasil e no exterior. Aposentado, atuou como arquiteto da prefeitura e diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia. Morreu em 30 de abril de 2008, aos 72 anos de idade. Casado com a coreógrafa Lia Robatto, deixou dois filhos, os músicos Pedro e Lucas Robatto e três netos.

SERVIÇO
Exposição: Sentido Figurado: Silvio Robatto
Abertura: 20 de dezembro, às 19h
Palacete das Artes (Rua da Graça, 284)
Visitação: até 25 de fevereiro de 2018
Terça a sexta, das 13h às 19h/sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h
https://museupalacetedasartes.wordpress.com/
Assessoria Palacete das Artes (71 99974 5858 – Cleide Nunes)
Ítalo Pacheco (Assessoria da Fundação Pedro Calmon ) - 71-3117-6067



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑