Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Pelourinho Dia e Noite celebra sucesso da primeira etapa

Pelourinho Dia e Noite celebra sucesso da primeira etapa e anuncia continuidade no verão  

E chegou a hora de celebrar o sucesso da primeira etapa do Pelourinho Dia e Noite, que desde outubro, de domingo a domingo, vem enchendo de vida o  Centro Histórico de Salvador com ações culturais que trouxeram de volta  ao Pelô os soteropolitanos e encantaram turistas de todas as partes do mundo. Momento de comemorar e anunciar a nova etapa do projeto que irá esquentar ainda mais o verão da Bahia.  Concebido e executado pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultu ra e Turismo (Secult), o Pelourinho Dia e Noite convida a curtir os últimos dias do ano com muita alegria e arte !

Quinta, 21.12, às 19h, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo – COMER PIPOCA E VER UM BOM FILME -  Filmado entre 25 de Janeiro e 05 de abril de 2007, nas cidade de São Carlos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Salv ador-BA e Uberlândia-MG, o documentário "Dr. Mestre João Pequeno de Pastinha: a trajetória do negro no Brasil através da Capoeira Angola" é um projeto do professor Guimes Rodrigues Filho, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFU. O objetivo é mostrar a história do Mestre João pequeno, reconhecido como Doutor Honoris Causa pela UFU-MG, Comendador da República, Mestre pela Capoeira Angola e um ilustre representante da cultura afro-brasileira, que ajudou com mãos de pedreiro e pés de capoeira, a reconstruir a identidade de seus costumes e crenças ancestrais. O Cinema na Praça é uma das ações do Pelourinho Dia e Noite 2017, concebida e executada pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que conta com a parceria da Funda& ccedil;ão Gregório de Mattos (FGM) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (Senac).

Sexta, 22.12, 19h, Largo do Pelourinho – O COMPADRE DE OGUM SERÁ CONSAGRADO – Subindo e descendo ladeiras o espetáculo musical e teatral de rua, totalmente gratuito, “Circuito Jorge Amado” apresenta, a partir das 19h, seis cenas baseadas na obra de Jorge Amado, criadas a partir dos livros “A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, "Tenda dos Milagres" e “O Compadre de Ogum”. Começa com o velório de Quincas, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho e termina no Cabaré do Zazá, montado na Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus. GRATUITO.

Sábado, 23.12, 10h, Carmo – CURTIR O ENSAIO DE PORTAS ABERTAS - < span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:"Trebuchet MS",sans-serif">Das 10h às 12h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael, faz ensaio de portas abertas. GRATUITO.

Terça, 26.12, 17h, Largo do Pelourinho, Missa Campal – CELEBRAR A VIDA E O NASCIMENTO DE JESUS - O padre Lázaro Muniz, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, fará uma missa campal em pleno Largo do Pelourinho, celebrando o nascimento de Jesus e abençoando a chegada do novo ano. A missa terá a participação especial da Orquestra Afrosinfônica, sob a regência do maestro Ubiratan Marques.   

Terça, 26.12, 19h, Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Largo do Pelourinho – SUPER VIRAD&Ati lde;O DO SAMBA  ! Logo após a missa é hora de agradecer pelo ano que se finda e pedir a benção pelo ano que começa na Terça da Benção !  Revitalizando a Terça da Benção, o programa Pelourinho Dia e Noite promove, a partir das 19h, o Viradão do Samba, com shows gratuitos e abertos ao público na Praça da Sé, com o grupo Samba de Verdade; no Largo do Pelourinho, com o Bambeia; e no Terreiro de Jesus, com o Botequim. Samba de primeira, para baianos e turistas. E quando a coisa esquenta, os grupos se reúnem no Ter reiro de Jesus e terminam a noite tocando juntos num grande “rodão de samba’. GRATUITO.

Quarta, 27.12, das 17h às 19h, Igreja de São Domingos, Terreiro de Jes us  – PARTICIPAR DA MISSA COM ORQUESTRA AO VIVO  – com a Orquestra São Salvador do M° Fred Dantas, que dedica-se ao desenvolvimento de um repertório brasileiro em três vertentes: pesquisa histórica, pesquisa etnográfica e desenvolvimento da música de vanguarda com obras atonais e polirrítmicas do próprio maestro. GRATUITO.

Quinta, 28.12, a partir das 17h30, Pelourinho e Terreiro de Jesus  – SUBIR E DESCER LADEIRAS AO SOM DOS TAMBORES  – O República dos Tambores é um circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com os grupos de percussão que sempre trouxeram tanta vida e arte ao Pelourinho - Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô. Os shows acontecem de quarta a sábado a partir das 17h30 e domingos ao meio dia. GRATUITO.

Sexta, 29.12, 19h, Largo do Pelourinho – VIVER E SONHAR COM AS HISTÓRIAS DE JORGE AMADO – Subindo e descendo ladeiras o espetáculo musical e teatral de rua, totalmente gratuito, “Circuito Jorge Amado” apresenta, a partir das 19h, seis cenas baseadas na obra de Jorge Amado, criadas a partir dos livros “A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, "Tenda dos Milagres" e “O Compadre de Ogum”. Começa com o velório de Quincas, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho e termina no Cabaré do Zazá, montado na Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus. GRATUITO.

Sexta, 29.12, 19h, Largo do Pelourinho – OS TAMBORES DO PELÔ CELEBRAM A VIDA – Os quatro grupos que fazem parte do República dos Tambores saem juntos pelas ruas do Centro Histórico e celebram o ano que se finda, dão boas vindas ao que chega e fecham da maneira mais autêntica possível, quando se fala de Pelourinho, as ações do projeto Pelourinho Dia e Noite em 2017. Vamos subir e descer ladeiras do nosso lindo cantinho de mundo ao som  das bandas  Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô ! Que venha 2018 ! 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑