Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Último final de semana do ano deverá ser de tempo quente e com poucas chuvas

As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia, que inclui o último final de semana do ano e as comemorações do Réveillon, não estão indicando mudanças significativas, principalmente em relação às chuvas. Tal condição se deve a atuação de uma massa de ar quente seco, que já vem mantendo o céu com poucas nuvens e sem chuvas há vários dias, na maior parte do Estado. Mesmo assim, em algumas áreas, a exemplo do Oeste baiano, a umidade vinda da região amazônica e as temperaturas elevadas (com máximas de até 36°C) poderão contribuiu a ocorrência de chuvas fracas.

Na região Sul do Estado, onde essa massa de ar também está influenciando o tempo, não se descarta a possibilidade de ocorrer chuvas fracas. Nesse caso, além das altas temperaturas (máximas de até 32°C), quem também deve contribuir para que estas chuvas ocorram é a umidade vinda do Oceano Atlântico.

Nas demais regiões do Estado, essa massa de ar continua atuando com mais intensidade, o que deverá manter o céu ensolarado e com poucas chances de chuvas. Além de deixar o tempo seco, a permanência desse sistema também está influenciando nas temperaturas, mantendo-as elevadas, com máximas variando entre 30°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e 36°C (no Norte, Nordeste e São Francisco). Mesmo assim, durante a noite e nas primeiras horas da manhã são esperadas temperaturas mais amenas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 18°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde não são esperadas mudanças significativas, a previsão continua sendo de tempo quente (com temperaturas variando entre mínimas de 23°C e máximas de 33°C) e de poucas chances de chuvas na capital baiana, contribuindo assim para deixar a chegada do novo ano mais festivo.

Maré

Entre os dias 29/1217 (sexta-feira) e 01/01/18 (segunda-feira), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre à 00h30min e às 03h30min e entre às 12h30min e às 15h30min, com valores variando de 1,9 a 2,9 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 06h30min e às 09h30min e entre às 18h30min e às 21h30min, com valores variando de 0,1 a 0,6 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,0 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs)

Uma das características do verão é o aumento na incidência de radiação solar e, consequentemente, na elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV) no estado da Bahia. Esta condição pode ser observada no período entre os dias 29/12/17 (sexta-feira) e 01/01/18 (segunda-feira), quando os IUVs deverão ficar em torno de 13. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, a exemplo do uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente nos horários entre as 10 e as 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑