Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Verão chega com esquema especial de serviços

As cores do Verão, que chegam nesta quinta-feira (21), despontam à luz dos 30 graus à sombra registrados, em média, na capital baiana. Com o sol, desembarcam também visitantes de origens, credos e gostos distintos, que mudam a rotina da cidade. Essa peregrinação demanda maior oferta de serviços essenciais, como ordenamento de trânsito, transporte e comércio de rua, reforço na limpeza pública e na fiscalização. A temporada traz ainda a necessidade de guarnecer a segurança de soteropolitanos e turistas em terra ou no mar. Sem contar que a cidade oferece ainda uma variedade de atrações artísticas, religiosas e históricas de uma forma possível somente em uma metrópole multicultural como Salvador. 

Limpeza urbana - Atividade indispensável à rotina de uma metrópole, o serviço de limpeza urbana em Salvador funciona de forma ostensiva durante todo o ano, com o objetivo de manter a cidade limpa. No Verão, com aumento do número de turistas, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) intensifica suas ações de coleta, varrição e roçagem, dentre outros serviços, redobrando a atenção em pontos estratégicos para o turismo, como a Baía de Todos os Santos, Península Itapagipana - Ribeira, Bonfim -, Comércio, Avenida Contorno, Centro Histórico, Dique do Tororó, Barra, Itapuã e Abaeté, realizando um aumento na frequência da varrição e coleta, por exemplo.

Também foram distribuídos 253 sanitários químicos, que estão espalhados por toda a cidade, sendo 120 somente na orla, contando com um acréscimo de 90 equipamentos durante o verão, principalmente na região litorânea, como Ribeira, Ondina, Jaguaribe, Piatã, Itapuã, além do Terminal Ferryboat e final de linha da Calçada. A limpeza dos sanitários é realizada de domingo a domingo, duas vezes ao dia, com serviços de sucção de dejetos e pulverização para neutralização de odores.  

Ainda no Verão, a Limpurb realiza a Operação Praia Limpa, uma campanha educativa para conscientizar os frequentadores e comerciantes sobre a melhor forma de fazer o descarte de resíduos, incentivar a manutenção da limpeza das praias e alertar para os riscos ambientais e da saúde da população com o acúmulo de resíduos na areia e no mar. As equipes de educação ambiental da Limpurb percorrem diversas praias de Salvador e, por meio de atividades lúdicas como peças e jogos, atrai atenção da população para o tema.  

Nessa época do ano, devido à vasta oferta de atrações do calendário de eventos da cidade, a Limpurb trabalha em parceria com os órgãos responsáveis pela realização das festas, desenvolvendo o planejamento, execução e a limpeza do local. Entre os eventos estão as festas da Boa Viagem, de Bom Jesus dos Navegantes, Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Festa de Iemanjá, Fuzuê, Furdunço, estas últimas durante o Carnaval. A empresa também monitora o calendário de chegada de cruzeiros na capital baiana para intensificar os serviços de varrição e coleta na região do Comércio, Avenida Contorno e Centro Histórico.  

Trânsito - Durante o Verão, a Transalvador intensificará a atuação nas praias da cidade. Entre os locais que deverão receber atenção especial estão as praias de Paripe, Tubarão e Boa Viagem, no Subúrbio; além de Piatã, Itapuã e Stella Maris, na orla atlântica, devido ao grande movimento nestes locais. Neste período, 40 viaturas realizarão fiscalização ostensiva. O órgão também estará presente nos eventos que ocorrem neste período, fazendo o ordenamento do trânsito e garantindo a segurança de motoristas e pedestres nestes locais. 

No circuito onde se realizará o Festival Virada Salvador 2018, no bairro da Boca do Rio, 2.330 vagas de estacionamento serão disponibilizadas. A área interna no antigo Aeroclube terá capacidade para cerca de mil veículos, e será cobrado o valor de R$30. Para a Zona Azul, serão disponibilizadas vagas nas regiões do Jardim de Alah; Avenida Octávio Mangabeira (após a avenida Jorge Amado); e nas proximidades das quadras na Boca do Rio. O valor da Zona Azul nos dias do evento será de R$20. 

Além dos locais de estacionamento, também haverá zonas onde não será permitido parar e/ou estacionar. Será proibido parar e estacionar em ambos os sentidos da Avenida Octávio Mangabeira, nos trechos em frente ao Aeroclube e o Parque Atlântico. Já o estacionamento estará proibido na Avenida Octávio Mangabeira, ambos os sentidos, entre a praça Osório Vilas Boas e a Avenida Jorge Amado; em frente à praça Osório Villas Boas; nos dois sentidos da Avenida Simon Bolívar; na rua Carimbamba; no lado direito da Avenida Iemanjá; e nos dois sentidos da Avenida Jorge Amado, entre a rua Amendoeira do Jardim Imperial e a orla. 

Salvamar - Para garantir a segurança dos banhistas que vão aproveitar o calor para se refrescar no mar ao longo dos 28 quilômetros da orla marítima da capital baiana, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) intensificou, entre os meses de abril e outubro, os treinamentos para melhor capacitar os 260 profissionais responsáveis por realizar salvamentos nas principais praias da cidade, a exemplo de Jardim de Alah, Armação, Corsário, Pituaçu, Patamares, Farol de Itapuã, Flamengo, Pedra do Sal, Praia do Camping, Stella Maris, Aleluia e Ipitanga. 

Nas praias, os banhistas recebem orientações sobre as principais medidas preventivas e educacionais para melhor desfrutar o dia em ambientes aquáticos, bem como evitar ingestão de bebidas alcoólicas e comida de difícil digestão, não se distanciar da costa, mantendo a água até a linha da cintura e respeitar as sinalizações na praia que apontem lugares de perigo. Historicamente, as praias mais perigosas são Jardim de Alah, Piatã, Jaguaribe, Farol de Itapuã, Flamengo e Aleluia.  

A Salvamar mantém 34 postos espalhados na orla marítima de Salvador, utilizando equipamentos como motos aquáticas, pranchões, pés de pato, máscaras de mergulho, respiradores e capacetes. 

Transporte - A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) deu início à ”Operação Praia” ainda no mês de novembro, tendo em vista o aumento crescente da demanda de passageiros com destino às praias da cidade durante domingos e feriados. A ação consiste no reforço da frota e ampliação das linhas de ônibus, o que contribui para melhoria dos serviços de transporte público junto aos seus usuários, permitindo assim que a população tenha acessos mais facilitados.  

As linhas que atendem à região da orla foram reforçadas, além do acréscimo de 14 veículos extras da frota reguladora, distribuídos entre as estações Pirajá, estação Mussurunga, Acesso Norte e Base Naval – Largo do Tanque, reforçando o transporte nesses locais. A ação dura todo o período da alta estação e tem como objetivo facilitar o acesso dos moradores e turistas às praias da cidade.     

Fiscalização - Com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das leis consumeristas e do condicionamento e validade dos alimentos, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), terá atuação destacada também referente ao verão, quando realizará vistorias em hotéis, restaurantes de comidas típicas, lojas do aeroporto e quiosques do Ferryboat.  

Guarda Municipal - Sessenta agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) vão reforçar o patrulhamento preventivo na orla de Salvador durante o Verão. Serão 30 prepostos a mais que o efetivo convencional disponibilizado para o período, atuando em rondas programadas com bicicletas, motocicletas e automóveis, em especial no trecho da orla entre os bairros da Barra e do Rio Vermelho, com foco no patrulhamento do patrimônio público, buscando garantir a manutenção da sensação de segurança para soteropolitanos e turistas que desejem conhecer ou revisitar a orla marítima da capital baiana.  

Manutenção - Com o objetivo de preparar a cidade, recuperando e melhorando ainda mais as estruturas públicas para usufruto da população e recepção dos turistas, a Secretaria de Manutenção (Seman) executa uma série de ações na orla e nos principais pontos turísticos da capital baiana.  

As atividades consistem em instalação de piquetes desabilitados por roubo ou vandalismo, recuperação de lixeiras e caqueiros, limpeza das caixas de sarjeta, drenagem e recuperação das tampas de concreto quebradas, pintura de ciclovia, reforma dos mirantes, pavimentação com piso intertravado, limpeza de calhas, substituição de grelhas de concreto, pintura de corrimãos, recuperação de passeios em concreto, assentamento de granito, reforma de escadas e passeios em pedra portuguesa, além do tratamento dos guarda-corpos em eucalipto e metal, nivelamento das grelhas de ferro fundido, recuperação dos bancos em concreto e assentos em madeira e podas de árvores litorâneas.  

Ordenamento - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) promove de forma contínua operações visando manter a organização de vendedores que comercializam alimentos e oferecem serviços aos usuários e banhistas. As ações ocorrem em praias como Piatã, Itapuã, Rio Vermelho e Barra, e são voltadas para o cumprimento de regras de segurança e higiene dos alimentos vendidos pelos permissionários, bem como o disciplinamento de mesas e cadeiras na faixa de areia.

 Alimentos e bebidas - Conforme normas da Vigilância Sanitária, qualquer alimento vendido na praia deve estar pronto para consumo e acondicionado adequadamente, em embalagem individual, devidamente identificado com o nome, ingredientes, data de preparo e prazo máximo para o consumo. É vedada a manipulação de matéria-prima alimentar na faixa de areia da orla marítima da cidade. 

O armazenamento dos lanches prontos e embalados, da distribuição até a entrega ao consumo, deve ocorrer em condições de tempo e temperatura que não comprometam sua qualidade higiênico-sanitária. A temperatura do alimento preparado deve ser monitorada e mantida durante essas etapas, de acordo com o estabelecido na legislação. São permitidas, por exemplo, as vendas de cerveja em lata, refrigerante e água mineral em lata ou plástico, coco verde, caipirinhas e similares, sucos e refrescos industrializados e embalados, além de lanches prontos e picolés.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑