Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

11 coisas que todo mundo tinha em casa na década de 80 e deveria continuar tendo

11 coisas que todo mundo tinha em casa na década de 80 e deveria continuar tendo


Muitas mudanças aconteceram de lá para cá, mas alguns itens permanecem tão úteis quanto antes
A vida há 30 anos atrás era bem diferente do que é hoje. Na década de 80, a tecnologia estava começando a fazer parte do cotidiano, o Brasil ainda era tricampeão mundial no futebol e John Lennon havia acabado de morrer.

De lá para cá, o mundo mudou ainda mais e alguns bons itens que marcaram época foram substituídos por opções mais modernas e eficientes. Mas será que precisava ser assim? Na verdade, existem objetos que até hoje podem ser muito úteis para a sua casa e para a sua vida.

Vitrola
Após a invenção dos CDs, dos arquivos e da nuvem, o vinil está de volta ao mercado. Com ondas sonoras analógicas, quase não há perdas entre a gravação e a reprodução, o que torna o vinil mais encorpado e adorado pelos amantes da boa música. 

Para suprir essa demanda, as saudosas vitrolas voltaram a ser comercializadas, e por altos valores. Se você guardou a antiga vitrola da família, um reparo e uma limpeza vão permitir que você desfrute dos seus artistas favoritos com mais qualidade.

Filtro de barro
Um dos primeiros produtos criados pela indústria nacional devido à baixa qualidade da água no século passado, o filtro de barro foi recentemente substituído pelos purificadores de água elétricos com dispositivo de tratamento embutidos. 

No entanto, o velho filtro de barro, com uma camada de cerâmica porosa, uma porção de carvão, outra camada de prata coloidal e o uso de um produto bactericida, continua sendo uma solução barata e eficiente para filtrar a água para consumo humano.

Câmera fotográfica
A evolução do analógico para o digital e a redução no tamanho dos equipamentos fotográficos tornou quase impossível encontrar uma câmera fotográfica nas mãos dos entusiastas, já que a maioria utiliza o próprio celular para as fotos.

Enquanto que os smartphones são muito mais portáteis, a câmera digital vence no quesito qualidade de imagem pois possui lentes, sensores e processadores superiores. Já as câmeras analógicas são ideais para praticar técnicas de fotografia e ficar ansioso pela revelação.

Potes de mantimento
Para muita gente, hoje é mais fácil, prático e rápido se alimentar fora de casa ou solicitar o delivery das refeições. No entanto, adotar esse hábito com frequência pode prejudicar o orçamento e a saúde.

O ideal é preparar as refeições em casa, assim como eram feitas antigamente. Os recipientes para guardar mantimentos são essenciais para conservar os alimentos antes do preparo e armazenar o que restou para ser aproveitado em outro momento.

Sacola de feira
Na década de 80, esse item colorido era carregado sempre que alguém ia a feira, armazém ou vendinha para comprar suprimentos para a casa. Tempos depois, ele foi substituído pelas inúmeras sacolinhas plásticas oferecidas gratuitamente nos mercados e supermercados. 

Com a restrição da distribuição de sacolas plásticas em mercados e com o impacto ambiental que elas causam, a sacola de feira – ou outro tipo de eco bag – voltou a fazer parte da rotina, um hábito que ainda deve crescer bastante.

Mapas
Com o surgimento de mapas cada vez mais completos à disposição no computador e no celular, a necessidade de usar um mapa de papel foi diminuindo. Entretanto, esse é um hábito que vale a pena ser resgatado.

Os mapas são essenciais para ampliar os conhecimentos geográficos, melhorar as percepções espaciais e trabalhar conceitos matemáticos. Além disso, um livro sobre o assunto na mesa de trabalho ou um grande mapa pendurado na parede são formas contemporâneas de decorar o lar.

Álbum de fotos
Como as maiorias das fotos são tiradas por câmeras digitais ou de celular, dificilmente elas são impressas, ficando restritas aos equipamentos tecnológicos ou às redes sociais. De fato, nesses espaços é possível armazenar milhares de imagens, mas o álbum de fotos tem sua importância.

Um álbum de fotos físico é a melhor escolha para preservar memórias, contar histórias e reunir a família. Além disso, é uma forma infalível de preservar os principais momentos da sua vida, já que a tecnologia está sujeita a falhas.

Jogos de tabuleiro
Com videogames cada vez mais modernos, é difícil resistir à tentação de jogar nos dispositivos tecnológicos. A boa notícia é que os jogos de tabuleiro estão voltando à moda e já ganharam até mesmo espaços especializados para a diversão em diversas cidades do país.

Jogos de tabuleiro são capazes de exercitar a mente, estimulando habilidades como a concentração, o raciocínio lógico, a cognição e a inteligência emocional. Eles são úteis especialmente ao público infantil.

Ventilador
Os ventiladores eram onipresentes nas casas durante todo o verão. Em muitos lugares ele ainda é utilizado, mas, com a popularização do ar condicionado, ele tende a ser deixado de lado, apesar de seus benefícios.

Esse aparelho é muito mais econômico, tanto na hora da compra quanto na hora do uso. Ele é mais fácil de limpar e pode ser usado com as janelas abertas, o que evita a presença de microrganismos nocivos no ambiente.

Pôster
Na década de 80, eles estavam presentes nas paredes dos quartos de todo adolescente. Depois disso, foram sumindo aos poucos e agora retornam como tendência de decoração de diversos ambientes e uma forma simples de revelar suas preferências a suas visitas. 

Esterilizador de ar
Antes mesmo dos purificadores e umidificadores de ar chegarem ao mercado, o esterilizador já marcava presença nas casas das famílias, especialmente daquelas que conviviam com a poluição nas grandes cidades ou que tinham filhos doentes. 

O esterilizador de ar é essencial até hoje para manter o ambiente livre dos microrganismos que causam alergias, irritações e doenças respiratória. Ele também elimina odores e fungos e ajuda na conservação de itens como livros, roupas e sapatos. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑