Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Estudantes da UFSB apresentam vida e obra de poetisas em sarau na comunidade

No último sábado (27), os estudantes do Colégio Universitário da UFSB em Santa Cruz Cabrália realizaram um sarau no distrito de Santo André em homenagem à vida e à obra de poetisas brasileiras. O evento foi um projeto coletivo de intervenção na comunidade do componente curricular Leitura, Escrita e Sociedade. Participaram mais de sessenta pessoas da comunidade local e da comunidade acadêmica.

Intitulado Versos de Mulheres, o sarau aconteceu no Camping Jambo Sana, às margens do Rio João de Tiba. O cenário está marcado pela preservação da Mata Atlântica e pelo ativismo social e cultural dos seus proprietários. Nelson Zippin é agente comunitário de saúde e Vera Zippin é artesã e poetisa. Durante o sarau, a poesia de Vera foi apresentada pela primeira vez a um público mais amplo.

A organização do evento foi conduzida pelas estudantes e pelos estudantes da turma de 2017.2 do Cuni Cabrália. Articulado em três comissões: produção, alimentação e divulgação, o corpo discente constituiu um coletivo que trabalhou nos últimos dois meses no projeto didático de intervenção sob a orientação do professor Álamo Pimentel.

O tema gerador do sarau foi o empoderamento feminino através da poesia. A vida e obra de poetisas como Edna Constant, Carolina Maria de Jesus, Cora Coralina, Cecília Meireles, Hilda Hilst, Adélia Prado e Vera Zippin foram compartilhadas entre todos os presentes.  

A abertura do evento ocorreu com o recital de uma oração em Patxohã por estudantes da etnia Pataxó. Além de evocarem as presenças dos seus ancestrais para o sarau, as estudantes e os estudantes indígenas narraram para os presentes as suas lutas pela retomada da fala e da escrita de sua própria língua.


Outro momento emocionante do sarau foi a apresentação do poema Sujeito Indeterminado pela própria autora, Vera Zippin. Segundo Vera, o texto foi escrito em plena ditadura militar, nos anos setenta. Além de ser um protesto contra a repressão presente àquela época, o poema permanece atual, um texto contestador da opressão que abafa as vozes e silencia as pessoas que lutam pela democracia.


A realização do evento marca a finalização das atividades do quadrimestre de 2017.3 e afirma o compromisso da UFSB na partilha de práticas e saberes com as comunidades que abrigam os seus Colégios Universitários.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑