Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Postos de Salvador intensificam diagnóstico precoce de hanseníase

Em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, comemorado neste domingo (28), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensifica este mês diversas atividades de rotina sobre a temática, voltada para população soteropolitana. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce e a busca ativa de sintomáticos dermatológicos pelos agentes comunitários de saúde.

Na capital baiana, cerca de 300 novos casos são detectados anualmente. As regiões que têm mais ocorrências são Subúrbio, São Caetano/ Valéria e Itapuã. “O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de evitar as incapacidades geradas pela doença, e este é essencialmente clínico. O familiar de um paciente com hanseníase também precisa ser consultado” Lília Improta, enfermeira e técnica campo temático de hanseníase.

Tratamento – Salvador é dividida em 12 distritos sanitários e possui 123 postos de saúde capacitados para atender a demanda. O paciente pode se consultar com médico clínico em qualquer posto de saúde da capital baiana. Se diagnosticada a doença, ele é encaminhado para uma unidade de Saúde próxima de sua residência com Programa de Controle da Hanseníase.

Esse mês o cidadão que chegar nas unidades básicas de saúde vão ser contemplados com ações de sala de espera, roda de conversa e distribuição de folders sobre a doença. Os funcionários estão realizando uma busca ativa de pacientes com manchas suspeitas, na ocasião, algumas unidades vão estar com atendimento com demanda aberta.

Sintomas – A hanseníase é uma doença transmissível que acomete, principalmente, os nervos e a pele. Os sinais e sintomas da hanseníase são manchas, em qualquer parte do corpo, esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, com perda da sensibilidade (dormente), pode atingir rosto (olhos, orelhas e nariz), braços, mãos, pernas e pés. É transmitida por vias aéreas, através das gotas eliminadas no ar pela tosse, fala e espirro de pessoas doentes e sem tratamento.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑