Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Últimas semanas para inscrições de Festival de Cinema Baiano

Até o dia 25 de janeiro estão abertas as inscrições para a Mostra Lugar de Mulher é no Cinema. Com o objetivo de fomentar a visibilidade feminina e discutir temas relevantes para a sociedade contemporânea – como a violência contra a mulher, a misoginia, a sexualidade e a questão do gênero – o evento acontece entre os dias 29 de março e 01 de abril, no Goethe Institut, no Corredor da Vitória. Idealizada pelas cineastas Hilda Lopes Pontes, Moara Rocha e Lilih Curi, estão aptas a participar do projeto todas as produções que são dirigidas, roteirizadas ou protagonizadas por mulheres.

Para Moara Rocha, uma das três idealizadores da mostra, a ideia surgiu entre cineastas mulheres, com o intento de jogar para o mercado a necessidade de abrir espaço para esta minoria social e para tantas outras, como negros, homossexuais e transgêneros. “Em um cenário, onde a indústria cinematográfica mundial é masculina e branca, uma mostra de cinema nordestina, feminista e que volta os olhares para as questões da mulher negra, lésbica e trans, é de extrema importância política”.

Além de toda militância presente no evento, a Lugar de Mulher é no Cinema busca ter um trato cuidadoso com os filmes escolhidos. A curadoria formada pelas cineastas Clarissa Rebouças, Maria Carolina, Ceci Alves e Marise Urbano é coordenada pela roteirista e doutoranda em Comunicação Amanda Aouad. A partir do fechamento das inscrições, as artistas começam a selecionar os curtas com o máximo de afinco. 

Com uma responsabilidade enorme nas mãos, Aouad explica que o maior desafio é passar o espírito do festival para as curadoras e conseguir afinar as escolhas de todas. Além disso, a profissional aponta que busca um equilíbrio entre qualidade artística e discurso, o que traz um caráter único para a Lugar de Mulher é no Cinema. “Ano passado, vimos curtas excelentes que não apareceram em nenhum outro festival que fui, por exemplo”.   

A coordenação e a curadoria têm a responsabilidade de selecionar 20 curtas nacionais que se encaixem nas regras da mostra. Todos os detalhes das regras podem ser acessados em nosso regulamento. Para conhecer as três plataformas de submissão dos projetos, basta acessar a fan page do festival no Facebook. Em breve também serão divulgadas as outras sessões especiais dentro do Festival.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑