Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Carnaval com poucas chuvas em Salvador e tempo quente e chuvoso no interior

Já é carnaval, e grande é a expectativa do folião de como vai ficar o tempo durante esse período. Aqui na Bahia, não são esperadas mudanças significativas, pelo menos nos primeiros dias, ou seja, continua a instabilidade causada pelas temperaturas elevadas e pela umidade vinda da região amazônica e do Oceano Atlântico. Com isso, o predomínio deverá ser de céu encoberto e chuvoso em grande parte do Estado. No entanto, as chuvas com volumes mais expressivos são esperadas para as regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão elevadas (mínima de 23°C e máxima de 34°C), a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas.

Além disso, o tempo quente também poderá contribuir para intensificar essas chuvas em algumas localidades, principalmente no Oeste e São Francisco, onde as temperaturas máximas deverão variar entre 33°C e 36°C, aumentando assim as chances de ocorrer trovoadas. Vale lembrar que, a instabilidade causada pela umidade vinda da região amazônica está associada à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é o sistema meteorológico responsável por trazer umidade dessa região, formando uma extensa faixa de nebulosidade, com chuvas mais intensas, se estendendo desde a Amazônia, passando pelas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro, até o Oceano Atlântico. Na Bahia, esta Zona, normalmente, atua no final da primavera e parte do verão, contribuindo para a ocorrência e intensificação das chuvas, sobretudo na faixa centro-sul e oeste do Estado, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos dias.

Nas regiões Norte e Chapada Diamantina, o tempo também continua sendo influenciado pelos elevados índices de umidade e temperatura, embora com menos intensidade. Com isso, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Por outro lado, nas regiões do Recôncavo e Nordeste, onde a massa de ar quente e seco, mesmo enfraquecida, ainda continua influenciando o tempo, o predomínio será de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas.

Tendência para os dias 12 e 13 de fevereiro de 2017

No início da próxima semana, a tendência é que a massa de ar quente e seco volte a ganhar força, o que deverá reduzir a nebulosidade e as chuvas na maior parte do Estado.

Maré

Entre os dias 09/02 (sexta-feira) e 13/02/18 (terça-feira), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 11h00min e às 15h00min e entre às 23h00min e às 03h00min (do dia seguinte), com valores variando de 1,5 a 2,6 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 05h00min e às 09h00min e entre as 17h00min e às 21h00min, com valores variando de 0,4 a 1,1 metro. Quanto a previsão de ondas, estas deverão ter agitação fraca e com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV)

Uma das características do verão é o aumento na incidência de radiação solar e, consequentemente, na elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV) no estado da Bahia. Esta condição pode ser observada no período entre os dias 09/02 (sexta-feira) e 13/02/18 (terça-feira), quando os IUVs deverão ficar em torno de 14. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, a exemplo do uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente nos horários entre as 10 e as 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑