Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Especialista em Segurança fala das Novas Tecnologias e orienta como brincar o carnaval 2018

Coordenador da pós-graduação em Administração Pública e  Segurança em Grandes Eventos do Centro Universitário Estácio da Bahia, Prof. Edval dos Santos Filho, dá dicas de como se proteger durante a festa


Salvador já está no clima da festa de Momo 2018. Mas para que a folia seja perfeita, o Tenente Coronel da Polícia Militar e coordenador da pós-graduação em Segurança em Grandes Eventos do Centro Universitário Estácio da Bahia, Edval Filho, informa sobre as inovações no sistema de segurança da PM e dá dicas de como se proteger no maior evento de rua do Brasil.

De acordo com o Tenente Coronel, a Polícia Militar vem aplicando novas tecnologias para garantir ainda mais a segurança de baianos e turistas, e, para o carnaval deste ano, além dos Portais de Abordagens, detectores de metais e cães farejadores, as patrulhas utilizarão câmeras de filmagem para transmissão em tempo real de imagens e ocorrências do circuito para o Centro de Comando, certamente as imagens serão utilizadas para reconfiguração do emprego do efetivo no circuito.

Uma das ocorrências que possuem grande volume durante esta época festiva, é a perda de documentos. Já existe o sistema para registro e consulta, nos postos de entrega da Corporação. Por isso, o especialista aconselha levar uma cópia autenticada do documento de identificação. “Nas festas populares, em locais fechados ou abertos, leve sempre uma cópia da documentação e se for turista estrangeiro, é melhor levar a cópia da parte de identificação do passaporte onde há número e foto do portador. É bom também ter preso ao corpo um número de telefone de algum parente próximo, pois em caso de mal-estar pode ser bem útil”, adverte. 

As forças policiais, como sempre, darão atenção especial às crianças, face ter crescido muito o número de crianças perdidas no carnaval. As mulheres também terão atenção especial, pois a Operação Ronda Maria da Penha, foi criada na Polícia Militar para uma proteção direcionada à mulher, assim, cuidado brigões cuidem bem das meninas. 

Edval Filho, que também é professor titular da Academia de Polícia Militar e especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública, recomenda não atender o celular de forma ostensiva em meio à multidão. “O recomendado é não levar o aparelho para a festa, mas caso não consiga se desgrudar dele, use de forma discreta e coloque em uma bolsa porta-celular presa ao corpo”, diz.

O professor aconselha não levar objetos de valor que possam despertar o interesse dos marginais e, se for levar, é recomendável não deixá-los visíveis. “Os objetos de valor e dinheiro devem ser guardados no bolso interno da bermuda ou calça. Mas caso a roupa não tenha este tipo de bolso, é possível costura-lo com um pedaço de pano”, explica.

Outra dica de segurança dada pelo especialista é evitar os pontos de convergência. “Em alguns pontos, a mobilidade do folião é reduzida devido ao grande volume de pessoas, o que facilita a ocorrência de pequenos delitos. Assim, trechos como a Praça Castro Alves, Relógio de São Pedro e Ondina, nas proximidades do Cristo, são locais onde não é aconselhável se deslocar, exceto acompanhando a passagem das patrulhas da PM”, recomenda. “Fique atento para os locais de parada das patrulhas e aos postos elevados de observação da Polícia Militar, pois estes são os pontos mais seguros da folia. Este ano foi ampliado em 20% o número de patrulhas”, complementa.

Para quem vai levar as crianças para curtir a folia momesca, o Tenente Coronel diz que é melhor ficar próximo aos postos da PM. As bases móveis de segurança serão instaladas nos circuitos e nos bairros em que vai ocorrer carnaval. O especialista lembra que é importante colocar um bracelete de identificação contendo o nome e o telefone do responsável e vestir a criança com roupas de cores fortes, pois ajuda a identifica-las no meio da multidão. “Só leve as crianças para assistir ao desfile em ambientes seguros, preferencialmente em camarotes e arquibancadas”, ressalta.

Para a segurança dos turistas, a PM realiza uma ação apoiando no deslocamento do aeroporto para o hotel e do hotel para o circuito. “Basta que os organizadores dos passeios entrem em contato antecipadamente com a PM para utilizar o serviço especial de acompanhamento de grupos de turistas. Esta é uma inovação na área de segurança que já vem sendo copiada por outros estados”, afirma Edval Filho.

Conforme o Tenente Coronel, a PM distribuirá em todos os circuitos da folia, policiais militares que dominam outros idiomas. Os agentes que pertencem ao Batalhão Turístico são treinados para atender melhor os foliões estrangeiros que não falam nosso idioma.

A Polícia Militar utilizará o vídeo monitoramento dos circuitos para se antecipar na proteção do folião. De acordo com o especialista em Segurança Pública, as câmeras operadas por policiais militares devidamente treinados farão a cobertura em múltiplos pontos dos circuitos. “As patrulhas serão direcionadas para os locais em que a monitoração indicar aglomeração e possibilidade de ocorrências”, explica.

O Tenente Coronel, que é Doutorando em Modelagem Computacional e Tecnologias Industriais e está desenvolvendo pesquisa para lançamento do Programa Segurança 4.0, reforça a importância da tecnologia da informação e comunicação como instrumento de potencialização e qualificação da ação policial. “Pretendemos ao término desta pesquisa  apresentar modelo efetivo de uma segurança mais ativa, preventiva e integrada por tecnologias inovadoras de proteção humana e patrimonial. Acredito que a Bahia pode ser referência para o Brasil, não apenas no carnaval, mas no seu cotidiano”, afirma Edval Filho.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑