Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Hospital São Rafael convoca população para doação de sangue durante o Carnaval

Estoque do tipo ‘O-‘ está baixo, o que é preocupante para o período



No Carnaval, as chances de ocorrerem acidentes e de aumentar o número de pessoas que necessitam de transfusões de sangue e plaquetas são sempre maiores. De acordo com a hematologista do Hospital São Rafael (HSR), Cecília Luz, nestes períodos de grandes eventos festivos é comum que os doadores voluntários viagem ou estejam envolvidos com a folia e se afastem dos bancos de sangue, deixando os estoques insuficientes. 

Essa realidade não se restringe somente a Salvador. De acordo com o Ministério da Saúde, o déficit pode chegar a 30% em hemocentros de todo o país. Para quem não sabe da importância deste gesto, a médica do HSR alerta que, além de servir para casos de cirurgias e outros procedimentos de emergência, a transfusão é indispensável para pessoas que possuem doenças crônicas, como a Anemia Falciforme. “Nestes casos, se a pessoa não receber o sangue em momentos de crise, isso pode ocasionar até a morte do paciente”, pontuou. 

Para doar, o voluntário deve ter entre 18 e 67 anos, estar acima de 50 kg e bem alimentado, evitando apenas comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas, por 12 horas. Segundo as normas técnicas do Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações por ano, a cada 60 dias, enquanto as mulheres devem esperar 90 dias entre as doações. No caso das plaquetas, as doações podem ser feitas até 24 vezes por ano, respeitando o intervalo de 72 horas, entre uma coleta e outra. 

Todo o processo de doação de sangue não leva nem uma hora. A coleta, especificamente, ocorre em menos de 15 minutos. O material atende aos pacientes em programação cirúrgica e em tratamento de quimioterapia e radioterapia, internados no HSR. No Carnaval, o Banco de Sangue funcioná quinta-feira (8) e sexta-feira (9), das 8h às 17h, e no sábado (10), das 8h às 12h. Entre domingo (11) e terça-feira (13) não haverá funcionamento, retornando somente na Quarta-feira de Cinzas, das 13h às 17h.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑