Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Lavagem de Itapuã reúne sincretismo religioso e desfiles de blocos

O clima de alegria, as manifestações culturais e de fé voltaram a marcar a tradicional Lavagem de Itapuã nesta quinta-feira (1º). A festa, que completa 113 anos, recebeu uma multidão de fiéis em um ato de puro sincretismo religioso, com devoção à Nossa Senhora da Conceição, pelos católicos, e Iemanjá, pelos adeptos do candomblé. Por volta das 5h, as baianas com jarros e vassouras realizaram a lavagem da escadaria da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, na Praça Dorival Caymmi, pouco antes do padre Ailan Simões Costa presidir a missa no santuário.

Após as cerimônias religiosas, como de costume, a Lavagem contou com comemorações profanas durante todo o dia, com desfiles de entidades culturais e batuques de grupos de roda de samba. “Frequento a Lavagem há 35 anos. Sou devota de Nossa Senhora da Conceição e me visto assim para ela. Para mim, é um sacrifício participar desse cortejo, mas ela merece”, destaca Teresa Conceição, 65 anos, uma das baianas que desfilou vestida a caráter.

Cerca de 20 grupos fizeram cortejo entre a Praia de Placaford até próximo do início da Ladeira do Abaeté, na Rua Aristides Milton. Entre as atrações mais aguardadas foi a Baleia Rosa inflável, criada por Wally Salomão, João Loureiro e Gilberto Gil em 1987, para homenagear a atividade econômica de Itapuã no século XX. “É a baleia do amor, que vem pra unir toda a cultura de Itapuã. Todo mundo tem que participar”, comemorou um dos integrantes do grupo, Cristiano Loureiro.

História – A Lavagem de Itapuã foi iniciada pelas mãos de uma antiga moradora do bairro, conhecida como Dona Niçu. Todos os anos, a festa reúne pescadores, baianas, ciclistas, capoeiristas, num evento marcado pela mistura religiosa e lúdica.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑