Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Novo presidente do TCE/BA mostra confiança no sistema de controle para o combate à corrupção

Com um discurso marcado pela manifestação de confiança no papel do sistema de controle para o combate à corrupção e aos desvios de recursos públicos, tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), em sessão solene desta quinta-feira (04.01), o conselheiro Gildásio Penedo Cavalcanti de Albuquerque Filho, que comandará a Mesa Diretora da Corte de Contas no biênio 2018-2019 ao lado dos conselheiros Marcus Vinicius de Barros Presídio (Vice-presidente) e Inaldo da Paixão Santos Araújo (Corregedor). A sessão, que contou com a presença do governador Rui Costa e de algumas das principais autoridades do Estado, foi aberta com a execução do Hino Nacional e, logo em seguida, os novos integrantes da Mesa Diretora foram empossados, seguindo-se o ritual do juramento e da leitura do termo de posse e compromisso.

Ao se despedir do cargo que ocupou durante dois biênios, o ex-presidente Inaldo da Paixão Santos Araújo, fez um pronunciamento muito breve (leia aqui), afirmando que o momento era do novo presidente, e limitou-se a entregar ao seu sucessor um conjunto de folhas de papel em branco que ele escreva "a história desta Casa nos próximos dois anos, como seu dignatário maior", além de agradecer o apoio dos demais conselheiros, da sua família e dos servidores a sua gestão e desejar muita sorte e tudo de bom a Gildásio Penedo Filho.

No seu pronunciamento (leia a íntegra do discurso aqui), o novo presidente fez uma análise da situação nacional e ressaltou que, apesar da grave crise e das repetidas revelações de escândalos, “não se pode descambar para a tentativa de criminalização da atividade pública”, observando não se poder admitir qualquer tentativa de retrocesso institucional no País. Após elogiar o trabalho desenvolvido pelo TCE/BA e ressaltar a capacidade do corpo técnico da Corte de Contas da Bahia, ele ainda salientou que o controle externo não é adversário da administração pública e defendeu o aprofundamento das ações proativas da rede de controle e dos órgãos de controle interno dos diversos órgãos da administração estadual, “centrada na ideia básica da prevenção, considerando que a ação puramente repressiva não se mostrou a mais efetiva e producente”.

Além de agradecer o apoio dos demais conselheiros e dos servidores do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho fez questão de destacar a importância do papel desempenhado por sua família, especialmente de sua esposa, Roberta, por tudo o que tem alcançado em sua vida. E fez uma outra referência especial ao seu pai, Gildásio Penedo, a quem classificou como um exemplo de retidão e probidade.

Compareceram ainda ao ato de posse o vice-governador João Leão, os senadores Otto Alencar (PSD) e Lídice da Matta (PSB), o vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Luis Augusto; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Francisco de Souza Andrade Neto; a Procuradora Geral de Justiça do Estado da Bahia, Ediene Lousado; o Procurador Geral do Estado, Paulo Moreno; o Defensor Público do Estado, Clériston Cavalcante de Macedo; o procurador geral do Ministério Público de Contas, Danilo Ferreira, além de deputados federais e estaduais, vereadores de Salvador, secretários da administração estadual, amigos e familiares do novo presidente.


DEPOIMENTOS

“Desde que assumi, uma das minhas primeiras ações foi pedir aos assessores das secretarias que levantassem os itens apontados nos relatórios do TCE/BA, principalmente aqueles que se referem a ressalvas e recomendações. Em reunião com os secretários, pedi que eles tomassem esses itens como roteiro de melhoria da gestão. Esse diálogo permanente mostra que a cooperação e a fiscalização podem melhorar a gestão pública. O TCE/BA cumpre esse papel orientador, e nós utilizamos as ferramentas e relatórios setoriais como uma bússola que ajusta e corrige eventuais desvios de processos”. 
Rui Costa, governador do Estado da Bahia


“É com grande emoção e satisfação que vejo a ascensão do meu filho ao cargo de conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Desejo que Deus o abençoe, que ele seja muito feliz e que, principalmente, como Gildásio relembrou em seu discurso de posse, ele siga o bom exemplo que lhe repassei como gestor e homem que zelou pela coisa pública”. 
Gildásio Penedo, pai do conselheiro Gildásio Penedo Filho


“Gildásio tem a modernidade de compreender o atual cenário do país, em que os Tribunais de Contas devem sair da análise fria dos números e buscar a transparência e a aproximação com os cidadãos a fim de garantir a boa aplicação dos recursos públicos”. 
Senadora Lídice da Mata


“A serenidade, o compromisso e a dedicação são características constantes da atuação do conselheiro Gildásio nesta Casa. Tenho certeza de que essas mesmas características farão parte de sua gestão”. 
Inaldo da Paixão Santos Araújo, conselheiro corregedor


“Desejo boa sorte ao amigo e companheiro Gildásio. Tenho certeza de que ele fará um excelente trabalho à frente da instituição. Das pessoas que conheci em minha vida, Gildásio Penedo é uma das mais bem intencionadas com a gestão pública”.
Conselheiro Marcus Presídio, vice-presidente do TCE/BA


“Um homem bom, sério, digno e trabalhador. Este é o conselheiro Gildásio, que, sem dúvida, fará uma excelente gestão no Tribunal de Contas do Estado da Bahia”.
Conselheiro Antonio Honorato


“Vivemos um período de novos ventos, novos rumos. Depois da caminhada que tivemos nos últimos tempos, temos um Tribunal de Contas que está mais a serviço da cidadania. Houve uma grande oxigenação com a nova composição do Tribunal de Contas. Isso permitiu que déssemos continuidade aos trabalhos voltados para a sociedade”.
Conselheira Carolina Costa


“Teremos um presidente afinado com os trabalhos desenvolvidos pelo antecessor, Inaldo Araújo, e que engrandeceram o Tribunal de Contas. Com o seu talento, Gildásio Penedo certamente terá novas propostas que levarão o TCE/BA a um nível de aperfeiçoamento que cumpra com excelência a missão de servir à sociedade. Para tanto, ele contará com o meu empenho e dedicação”.
Conselheiro João Bonfim


“Fico muito feliz em ver Gildásio Penedo assumir a direção do TCE/BA. Eu creio que o Tribunal vai ganhar muito pelo fato de Gildásio ser uma pessoa muito preparada. Foi um grande parlamentar e tem se revelado um grande conselheiro nesta Casa. Tenho certeza absoluta de que ele fará uma grande administração”.
Francisco de Souza Andrade Netto, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑