Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Um carro rumo às estrelas

Lançamento do foguete Falcon Heavy com um automóvel a bordo dá início a uma nova era espacial, mais barata e com um objetivo ambicioso: levar o homem a Marte

Se o futuro da vida na Terra parece incerto, é compreensível que o ser humano olhe para as estrelas em busca de um novo lar. Depois do lançamento do Falcon Heavy, na terça-feira 6, o sonho de chegar a outros planetas pareceu um pouco menos distante. O voo de teste mostrou que a espaçonave criada pela SpaceX, empresa privada do bilionário Elon Musk, dá início a um novo capítulo nas viagens ao espaço.

Foguete mais poderoso em atividade, o Falcon Heavy perde apenas para o Saturno V, responsável pelas missões Apollo que levaram astronautas à Lua, aposentado desde 1973. É uma versão robusta do Falcon 9, usado há alguns anos para transportar carga ao espaço. Ele foi pensado para levar um carro a Marte, o Tesla Roadster também criado por Musk. O veículo foi equipado com um manequim apelidado de Starman, em homenagem ao compositor David Bowie (morto em 2017), e a mensagem “Don’t Panic”, referência à obra de Douglas Adams, autor da série “O Mochileiro das Galáxias”. O projeto todo é impressionante, mas seu principal atrativo é o custo baixo.

O lançamento custou US$ 90 milhões, apenas 20% do previsto para lançar o SLS, foguete que a Nasa está desenvolvendo para viagens fora da órbita terrestre. Para cortar despesas, Musk reutiliza os propulsores, normalmente descartados a cada voo. Os dois laterais usados no Falcon pousaram suavemente perto da base de Cabo Canaveral, na Flórida, logo após o lançamento de terça-feira.

Visionário


“É um pouco bobo e divertido, mas coisas bobas e divertidas são importantes. Queremos uma nova corrida espacial.” Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX

Como uma versão em carne e osso de Tony Stark, o bilionário que se transforma no Homem de Ferro nas histórias em quadrinhos, Elon Musk tem dedicado boa parte de sua fortuna, estimada em mais de US$ 20 bilhões, a criações que parecem saídas de um filme de ficção científica. Preocupado com o futuro da humanidade, sua principal missão é estabelecer uma colônia em Marte. Mas seus outros interesses incluem projetos de energia renovável e até um sistema de transporte de passageiros e carga de alta velocidade, o Hyperloop. Se o lançamento do Falcon Heavy serve de exemplo, o futuro segundo Elon Musk tende a ser bastante interessante.

Fonte Istoé

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑