Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 5 de março de 2018

Bate-papo Ibejis inscreve público infantil até 06 de março

Projeto vai levar informações para crianças sobre religiões afro-brasileiras


Transmitir saberes sobre as religiões afro-brasileiras, numa versão adaptada para o público infantil de Salvador. Essa é a proposta do projeto Bate-Papo Ibejis Itinerante.  Prevendo realização de oficinas de transmissão oral, contação de mitos e atividades artístico-culturais, o programa recebe inscrições até o dia 6 de março e é voltado para crianças entre 6 e 12 anos, com autorização dos seus responsáveis pelo e-mail: comibejis22@gmail.com.

O projeto tem apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e será realizado em três espaços religiosos, nos bairros da Liberdade, Engenho Velho da Federação e Fazenda Coutos (Terreiros Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, Ilê Axé Alarabedê e Ilê Axé Torrun Gunan, respectivamente). A iniciativa pretende alcançar 120 crianças de religiões diversas e chamar a atenção para o respeito aos terreiros e principalmente, aos candomblecistas.

“Além de compartilhar as nossas tradições para esse público, que é sempre tão aberto ao novo, queremos promover o respeito à ancestralidade africana e o que por ela nos foi deixado, focando na religiosidade, face a tantos casos de intolerância contra o povo de santo”, explica Daniela dos Santos, que é candomblecista, formada em Gestão Cultural e idealizadora do projeto.

O programa será dividido em três módulos e terá o acompanhamento de uma equipe pedagógica. Sua realização será aos sábados, nos três terreiros, entre os meses de março e setembro, e com previsão de atividades externas, a exemplo de visitas aos museus de Salvador.

Ibejis, o que significa?

Ìbejì ou Ìgbejì é uma divindade gêmea da vida e protetor dos gêmeos na mitologia africana iorubá. Na tradição do candomblé é representado pelos Orixás Ibejis, gêmeos que carregam a felicidade em seus corações e veem a vida com os olhos de criança. Representam a continuidade da vida.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑