Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 7 de março de 2018

Conferência de estudantes (BRAMUN) debate assuntos de pauta da ONU de 07 a 11 de março

Entre os dias 7 e 11 de março, cerca de 500 dos melhores e mais brilhantes alunos e professores visitantes oriundos de 16 escolas internacionais do Brasil e Argentina se reunirão na Costa do Sauípe, a 75 km de Salvador, para debater algumas das questões globais mais urgentes. O tema principal da 16ª edição do evento - “Unidos frente ao conflito” - trata do poder da unidade e do impacto do coletivo em tempos de crise e terá como palestrante convidada Claudia Costin, professora de Harvard, ex-Diretora Sênior de Educação do World Bank Group e ex-Secretária de Educação da cidade do Rio de Janeiro. A Escola Pan Americana da Bahia é a anfitriã do evento desde a sua 1° edição.



Durante toda a programação, os participantes assumem o papel de diplomatas representando uma nação ou ONG em sessão simulada de um comitê das Nações Unidas, como o Conselho de Segurança, o Conselho de Direitos Humanos ou o Comitê de Economia e Questões Sociais. Em cada comitê, serão discutidos temas como a disputa territorial na região da Caxemira, o confronto no Mar do Sul da China, medidas para lidar com o conflito curdo-turco e ainda a situação dos direitos humanos nos territórios ocupados da Palestina, dentre muitos outros tópicos relevantes.



Enquanto membros de delegações de vários países, os alunos pesquisam sobre a região, costumes, cultura, crenças, assumem funções diplomáticas, elaboram documentos declarando sua posição, debatem, deliberam e, então, criam resoluções propondo soluções para os problemas mundiais. Comumente, os participantes considerados pelos líderes como aqueles que mais contribuíram recebem premiações como o ‘Prêmio de Melhor Delegação’.



A BRAMUN – Brazil Model United Nations - é uma simulação acadêmica da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa promover para os jovens participantes a oportunidade de praticar seus papéis enquanto membros de uma comunidade global, através da discussão de importantes questões mundiais, eventos atuais, tópicos envolvendo relações internacionais, a arte da diplomacia, a formação de consenso e a compreensão das Nações Unidas como uma instituição e seu funcionamento.



Ao mesmo tempo em que as delegações discutem essas importantes questões globais, elas também têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de oratória em público e de argumentação através dos debates, assim como suas competências na escrita, ao redigir cuidadosamente suas resoluções. Os participantes aprendem a estabelecer diálogo, realizar negociações e chegar a consensos. Desta forma, o BRAMUN não é simplesmente um instrumento prático para o aprimoramento da sua compreensão de políticas internacionais, mas também uma chance de pôr em prática outras importantes aptidões para a vida.



O Modelo das Nações Unidas é uma oportunidade ímpar para os estudantes interagirem com colegas de diferentes regiões, conhecerem outras culturas, compreenderem importantes questões globais, trabalharem coletivamente para encontrar soluções e aprenderem como as Nações Unidas e demais órgãos internacionais operam.      

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑