Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de março de 2018

Embasa retira fraude em ramal de distribuição de água em Ilhéus

Em uma operação realizada na última sexta-feira (23 de fevereiro), no povoado Novo Couto, zona rural de Ilhéus, técnicos da Embasa identificaram e retiraram uma fraude num ramal de distribuição de água tratada que abastecia 52 famílias de uma área de invasão. A ação foi acompanhada por uma patrulha da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar e faz parte de um planejamento integrado, junto com a Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica, para incrementar os esforços contra o furte de água no município.

A retirada da ligação clandestina, também usada para irrigação, foi coordenada pelo gerente da Unidade Regional da Embasa em Itabuna (USI), Danilo Gomes, acompanhado do gerente comercial Uillas Batista e da assistente social Thaíse Dias, além de técnicos da área operacional. Em conversa com uma das lideranças da comunidade, Lourenço Fernandes da Silva, foi explicado que a Embasa não pode fazer ligações no local por ser uma área privada invadida e que a ocorrência já é do conhecimento da prefeitura.

A ação é a primeira após a reunião, ocorrida no dia 15 de fevereiro, entre técnicos da Embasa, o delegado Evy Paternostro, titular da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), e o tenente Erinaldo Dantas, representante da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar. No encontro, ficou definido o apoio policial nas operações contra fraudes e furto de água em Ilhéus, principalmente nos locais considerados inseguros e com alto índice de criminalidade.

Já no início do mês de fevereiro, no dia 9, investigadores da Polícia Civil acompanharam o trabalho dos técnicos da Embasa numa barraca de praia da Zona Sul de Ilhéus, quando ficou constatada a adulteração do hidrômetro. Além do prejuízo financeiro, o gerente da USI, Danilo Gomes, chama a atenção para o desperdício de água quando não há controle do consumo. Ilhéus passou por um racionamento de água em 2016 e o combate às fraudes é uma das medidas para evitar que a adoção do sistema seja necessária outra vez.

O furto de água é tipificado como crime contra o patrimônio, segundo o artigo 155 do Código Penal. A pena prevista em lei é reclusão de um a quatro anos, além de multa. A Embasa encaminha para a Polícia Civil os casos identificados de fraudes e roubo de água. A população também pode denunciar a existência de fraudes por meio do 0800 05555 195.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑