Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 4 de março de 2018

Encontro de Fazedores de Teatro: conexão Salvador-Senegal

Residente do Goethe-Institut Salvador-Bahia, o senegalês Diol Mamadou participa de roda de conversa com fazedores locais





Nas artes cênicas contemporâneas, a ideia de intercâmbio, deslocamento e conexão com outros contextos cênicos mundiais se faz bastante presente. Olhar para as confluências estéticas do teatro, encontrando e conhecendo experiências similares realizadas em territórios diferentes, revela-se potente e instigante. É a partir desta ideia que o Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, com apoio da Fundação Rosa de Luxemburgo, está recebendo o diretor teatral e animador cultural Diol Mamadou, vindo do Senegal. Além de estar desenvolvendo um trabalho com jovens do Movimento dos Sem Teto da Bahia, ele participa do “Encontro de Fazedores de Teatro: conexão Salvador-Senegal”, no dia 6 de março (terça-feira), às 19h, no Teatro do Goethe-Institut, aberto ao público. Fazedores de teatro estão convidados para este momento de compartilhamento e troca de conhecimentos.


Fundador do Teatro Fórum Kàddu Yaraax, que realiza o Festival Senegalês de Teatro Fórum, em Dakar, Mamadou trabalha com as técnicas desenvolvidas pelo brasileiro Augusto Boal e utiliza esses processos como ferramentas de conscientização política, resistência de grupos minoritários e enfrentamento a problemas sociais, aos ataques do Estado contra a liberdade e à destruição de comunidades e tribos tradicionais ou das economias comunitárias como a dos pescadores da Baía de Hann, no Dakar.



O teatro produzido no continente africano é ainda por vezes pouco conhecido, ainda que muitas sejam as experiências ali realizadas. Embora Brasil e África comunguem de uma conexão anscestral bastante forte, no que diz respeito ao teatro, temos tido poucas oportunidades de encontrar fazedores do teatro de lá.



VILA SUL – Oficialmente inaugurado em novembro de 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia é o terceiro no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeiro e único da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. Sua proposta é de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir da presença de artistas de todo o mundo. A vinda dos residentes se baseia no seu interesse genuíno em questionamentos que abordem perspectivas do tema ou que promovam o diálogo entre países deste hemisfério. Além de vivenciar a cidade e o estado, os visitantes têm contato com produções e agentes culturais locais, num intercâmbio de referências, experiências e conhecimentos. Entre 2016 e 2017, 40 artistas e agentes culturais já experimentaram esta oportunidade. Atualmente, entre janeiro e março de 2018, mais quatro residentes estão hospedados: além de Mamadou, participam o escritor Boris Pofalla (Alemanha), a DJ Ipek (Alemanha/Turquia) e a artista multidisciplinar Paz Ortúzar (Chile).



A residência de Diol Mamadou no Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia tem o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e fundos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).



Encontro de Fazedores de Teatro: conexão Salvador-Senegal

Com Diol Mamadou (Senegal)

Quando: 6 de março (terça-feira), 19h

Onde: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia

(Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)

Quanto: Gratuito

Realização: Fundação Rosa de Luxemburgo | Goethe-Institut Salvador-Bahia



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑