Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 6 de março de 2018

Oficina de xilogravura abre homenagens a Castro Alves nesta terça

Estudantes universitários e do ensino médio participam, nesta terça-feira (6), de uma Oficina de Xilogravura promovida pela Fundação Hansen Bahia no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), em Cabaceiras do Paraguaçu (a 170 quilômetros de Salvador). O evento abre a programação comemorativa pelos 171 anos de nascimento do poeta baiano Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), que terá ainda dois festivais: a 17ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves e o 4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves. Ambos ocorrem em 10 de março, enquanto as premiações acontecem no dia 14, data de nascimento do poeta. Também no dia 14, no mesmo local e integrando a programação, será aberta a mostra ‘Sertões de Hansen Bahia – Xilogravuras Matrizes e Esboço’, com gravuras de Hansen Bahia.

A iniciativa é da Diretoria de Museus (Dimus), do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado (Ipac), órgão da Secretaria de Cultura (Secult), responsável pelo Parque, onde nasceu o poeta quando ainda era uma fazenda da sua família, conhecida por Cabaceiras. “O Parque dispõe de exposição permanente com 380 objetos que pertenceram a Castro Alves e seus familiares, incluindo fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros, indumentárias, adornos pessoais, utensílios domésticos e artes visuais”, explica a coordenadora do PHCA, a museóloga Diogenisa Oliva. Na programação desse ano constam ainda missa de homenagem, peça teatral, grupos culturais, sessão solene da Câmara Municipal, apresentação musical e lançamento de livro do cordelista Bule-Bule.

Para o gerente técnico e curador do acervo da Fundação Hansen Bahia, Jomar Lima, a participação de Hansen nas homenagens à Castro Alves traz um diálogo de proximidade artística e regional. “Além de múltiplas funções artísticas, Hansen Bahia também era poeta e o recorte ‘Sertões de Hansen Bahia – Xilogravuras Matrizes e Esboço’ que escolhemos para a exposição no Parque traz uma realidade na qual Castro Alves nasceu e viveu algumas fases da sua vida”, afirma Jomar. A oficina da Fundação ensinará a técnica de xilogravura (técnica em relevo sobre madeira) aos estudantes de 14 a 30 anos. A Fundação está cedendo os instrutores Vinícius Castro e Gilberto Moreira, com prensa e todos os materiais necessários.

“Somos parceiros periódicos do PHCA/Dimus. Tínhamos feito outras ações no Parque, além de uma mostra sobre a vida e obra de Castro Alves na sede da Hansen, em Cachoeira”, completa Jomar. Nascido na Alemanha em 1915, Karl Hein Hansen, que foi gravador, escultor, pintor, ilustrador, poeta, escritor e professor, chega a Salvador no final da década de 1960 e adota o nome artístico da Hansen Bahia. Morto em 1978, seu acervo, uma casa em Cachoeira e sua Fazenda Santa Bárbara, formam a Fundação Hansen Bahia, criada em 1976, por iniciativa do próprio artista. Além de obras expostas em cidades brasileiras e alemãs, os trabalhos de Hansen estão presentes ainda na Áustria, Rússia, França, Israel, Estados Unidos e Argentina.

Festivais

Os interessados ainda podem se inscrever nos festivais que homenageiam Castro Alves. Serão cinco vencedores da categoria infantojuvenil e cinco na categoria adulto, com prêmios e troféus. As inscrições são presenciais no PHCA, no endereço da Praça Castro Alves, nº 10, em Cabaceiras, ou via telefone (75) 3681-1102. O atendimento acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

Segundo a coordenadora do PHCA, Diogenisa Oliva, a estrutura do parque também está sendo preparada para essa extensa programação. “Estamos realizando serviços de limpeza, pintura dos prédios e jardinagem, afinal, dispomos de 52 mil metros quadrados para cuidar”, relata. A exposição de Hansen Bahia, a ser inaugurada no dia 14, estará na Sala Multimídia Dr. Copelo e de mostras temporárias do PHCA. Mais informações são disponibilizadas via telefone (75) 3681-1102 e pelo e-mail parquecastroalves@gmail.com. Mais informações também podem ser conferidos no blog da Dimus. 


Fonte: Ascom/Dimus/IPAC

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑