Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 10 de março de 2018

Ótimas dicas para que pessoas alérgicas possam aproveitar a ceia da Semana Santa com segurança

Ótimas dicas para que pessoas alérgicas possam aproveitar a ceia da Semana Santa com segurança

Joseni Lima, professora do Centro Universitário Estácio, orienta como produzir os alimentos e quais os condimentos e temperos mais adequados para pessoas com restrições alimentares

Semana Santa chegando e os planos para reunir a família em torno da mesa e aproveitar os tradicionais e deliciosos pratos começam a ser pensados e alguns cuidados na preparação dos alimentos devem ser tomados para que todos possam participar, inclusive os alérgicos. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) apontam que 8% das crianças e 2% dos adultos brasileiros sofrem de algum tipo de alergia alimentar. Os alimentos que mais causam reações adversas no organismo são leite de vaca, clara de ovo, trigo, soja e frutos do mar. A professora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Estácio, Joseni Lima, dá algumas dicas para quem possui alergia e não quer deixar de comer as delícias da ceia da Semana Santa.

Para as pessoas que não comem camarão, Joseni afirma que é importante garantir a presença de temperos e condimentos como: cebola, coentro e, especialmente, o gengibre nas receitas baianas de moqueca, caruru e vatapá. “Esses elementos são realmente importantes para garantir o gosto marcante dessas receitas e para que elas não percam sabor devido à ausência do camarão”.

A professora também sugere incluir bacalhau no preparo dos alimentos como forma de substituir o crustáceo “Uma alternativa para quem quer marcar bem no sabor é a substituição do camarão por bacalhau. Apesar da substituição o alimento preparado fica com apresentação convencional tanto na cor quanto no sabor”.

Além da alergia a frutos do mar, tem aqueles que possuem intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Neste caso, a mudança deve ser feita na tradicional receita do vatapá que leva pão ou farinha de trigo. A professora sugere como substitutos a fruta-pão, que possui um elevado teor de amido, ou abóbora assada. “Mesmo sem os ingredientes tradicionais, o vatapá fica delicioso e quem optar pela abóbora não precisa colocar o azeite de dendê ou usar uma quantidade mínima apenas para aromatizar”, recomenda Joseni.

Receita de vatapá de abóbora

Ingredientes
2 kg Pedaços de abóbora
Um maço pequeno de Coentro
Uma cebola grande
½ xicara de leite de coco fresco
200g Castanha de caju triturada
Azeite de oliva
Gengibre ralado
Uma colher de sopa de azeite de dendê

Modo de preparo      
Lave e descasque a abóbora. Asse a abóbora com a cebola em pedaços e ramos de coentro. Triture a cebola e o coentro no liquidificador com parte da abóbora. Adicione o azeite de oliva e retorne ao fogo. Com auxílio de colher plástica ou fouet mexa o creme e desmanche o restante da abóbora. Adicione a castanha triturada, o leite de coco e o gengibre ralado.  Finalize com o dendê e mais azeite de oliva, sirva quente.

Sobre a Estácio

A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil, atua há 47 anos no segmento de ensino superior. Fundada no Rio de Janeiro, a Estácio está presente em 23 estados e no Distrito Federal.

A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, com elevados conceitos de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas e, também, cursos de pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também, desenvolvidos e ofertados pela instituição soluções de educação para empresas e cursos de extensão.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑