Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 6 de março de 2018

Quedas dentro e fora do lar são subestimadas por idosos e familiares, diz especialista

As quedas em acidentes domésticos ou nas calçadas continuam subestimadas pelos idosos e seus familiares, afirma Francisco Vieira de Oliveira, médico ortopedista, integrante do Conselho Administrativo, Técnico e Operacional da Central Nacional Unimed. “Cirurgias para correção de fraturas têm risco agravado, por exemplo, por doenças cardíacas e outras enfermidades crônicas”, explica Oliveira.

O ideal é minimizar os riscos de acidentes. “As casas devem ser adaptadas para pessoas mais maduras, com pisos antiderrapantes; barras de segurança nos banheiros, cozinha e área de serviço; retirada de tapetes; camas não muito altas; poltronas e cadeiras com braços para apoio”, sugere o especialista, que também é presidente da Unimed Campina Grande.

 Além disso, observa, o próprio idoso deve se conscientizar das limitações impostas pela idade ou doenças crônicas, usar calçados confortáveis e seguros, evitar movimentos bruscos e não subir em escadas nem cadeiras. Também deve ficar longe de pisos molhados e ser acompanhado, sempre que possível, em seus deslocamentos fora de casa, pois as calçadas e ruas no país frequentemente são esburacadas, com desníveis e obstáculos de todos os tipos.

Pessoas que caminham, leem ou enviam mensagens pelo celular também ameaçam a integridade dos idosos. “É cada vez mais comum que jovens e adultos esbarrem nos transeuntes por estar de olho nas mensagens das redes sociais ou em vídeos”, adverte Oliveira.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑