Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 31 de março de 2022

Salvador 473 anos: Periperi ganha novos centros de saúde e odontológico

 


Os soteropolitanos da região do Subúrbio Ferroviário passam a contar com mais dois equipamentos públicos voltados à promoção de saúde na capital: os Centros de Saúde (CS) e de Especialidades Odontológicas (CEO) de Periperi. O equipamento, situado na Rua Dom Pedro II, 121, foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis na manhã desta quarta-feira (30), e deverá sanar a demanda dos moradores por serviços do segmento na região. Estiveram presentes à solenidade de entrega simbólica do espaço a população o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leo Prates, e demais gestores municipais.

O prefeito lembrou da carência da região de opções no setor, percebida pela Prefeitura ao longo da última década. "Hoje, temos no Subúrbio a área da cidade com a maior cobertura de atenção básica em saúde. Saímos de 18% para 80%. Nunca se investiu tanto em saúde quanto em nossa gestão, que já gastou R$2,2 bilhões neste setor. Saímos do fim da fila para disputar as primeiras posições na universalização de ações de saúde no Brasil. Salvador, nesta semana que completa 473 anos, se mostra cada vez mais independente, com milhares de potencialidades e características marcantes, como podemos ver aqui no Subúrbio", declarou Bruno Reis.

Estrutura – O Centro de Saúde Periperi e o Centro de Especialidades Odontológicas possuem capacidade para atender, no total, cerca de 800 pessoas diariamente. A unidade conta com a atuação de uma equipe multiprofissional composta por médico clínico, ginecologista, pediatra, enfermeiro, odontólogo, nutricionista, assistente social, técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal. Esta equipe vai possibilitar que os cidadãos tenham acesso a uma ampla oferta de serviços no próprio bairro, gerando mais praticidade para resolver as demandas relativas à saúde física.


O montante investido pela Prefeitura nos equipamentos é superior a R$1,3 milhão. As unidades estão preparadas para beneficiar de crianças a idosos e oferecerá programas de acompanhamento e prevenção a exemplo de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Os cidadãos terão acesso ainda aos serviços de vacinação, coleta de material para exames laboratoriais, curativo, dispensação de medicamentos e marcação de consultas e exames ofertados em outras unidades municipais. 

Moradora de Periperi desde que nasceu, a dona de casa Marionara Moura, de 50 anos, comenta sobre a comodidade de passar a ter atenção plena à saúde perto de casa. “Como nem todos temos acesso à saúde privada, precisamos desta mão da Prefeitura para conseguirmos um atendimento de qualidade, pois a demanda aqui é muito grande. Este posto, que tanto almejamos, é muito importante”.

Balanço – A região do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário possui atualmente a cobertura de atenção primária à saúde de 79,8%. Além dos Centros de Saúde e de Especialidades Odontológicas de Periperi, há mais 29 equipamentos de saúde distribuídos entre Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já Salvador também avançou muito na cobertura da atenção primária nos últimos anos. De 2012 a 2021 este índice saltou de 18,6% para aproximadamente 56% este ano.

"Hoje o Subúrbio Ferroviário possui 80% da atenção básica à saúde. O centro estará disponível para atender toda a região, sem restrições de territorialidade. Além disso, atualmente, quase reduzimos pela metade o número de extrações dentárias em Salvador. Isso se deve ao aumento das equipes de atendimento bucal. E no CEO de Periperi não será diferente”, resumiu o secretário Leo Prates.

 Fotos: Betto Jr./Secom


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑