Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 9 de abril de 2022

Ação na Liberdade marca comemoração pelo Dia Nacional da Biblioteca

 


Em alusão ao Dia Nacional da Biblioteca, celebrado neste sábado (9), a Biblioteca Municipal Denise Tavares, no Curuzu, realizou nesta sexta-feira (8) uma ação de contação de histórias. A atividade foi pensada para leitores com idade a partir dos seis anos e contou com a presença de 25 crianças. A iniciativa do espaço também dialoga com as comemorações pelo nascimento do escritor Monteiro Lobato (18 de abril), autor referência na literatura infantil brasileira.

 


O contador de histórias e professor de teatro da rede municipal de ensino, Alexandre Geisler, abordou com o público mirim três histórias com atores indígenas: “Como o primeiro homem veio parar na terra”, “A lenda da Vitória Régia” e “Boitatá”. Além disso, houve ainda a contação de histórias de livros, a exemplo de “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque.

 

Geisler reforçou a importância da promoção de eventos semelhantes no incentivo ao hábito da leitura. "É muito importante trazer o público para a biblioteca. A contação aguça o imaginário das crianças. Acho primordial a existência das bibliotecas públicas e escolares na promoção do acesso ao livro, que é um item caro e essas estruturas permitem que as crianças, por exemplo, possam desenvolver suas leituras", contou.

 

Iris dos Santos Oliveira, de 6 anos, esteve no evento e afirmou que as histórias que mais gostou foram as indígenas. "Eu ainda não sei ler, mas gosto de ouvir histórias e assistir. Gostei dessas histórias porque também sou índia", relatou a pequena.

 

Fomento à leitura – Salvador possui bibliotecas em diversos pontos da cidade para que a leitura seja acessível a todos os soteropolitanos. Além da Biblioteca Denise Tavares, situada na Rua Adelino Santos, no Curuzu, há ainda a Reitor Edgard Santos, localizada na Avenida Porto dos Mastros, na Ribeira, e a Nair Goulart, situada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU Valéria), no Conjunto Lagoa da Paixão, em Nova Brasília de Valéria. Além destes equipamentos, por meio de parcerias com a Prefeitura através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), a capital baiana ainda possui mais 29 bibliotecas comunitárias.

 

Para a coordenadora da biblioteca Denise Tavares, Adjane Ribeiro, os equipamentos possuem um papel decisivo na formação de cidadãos conscientes. "Temos que começar da base, que são as crianças, para criarmos leitores no futuro. A biblioteca forma pessoas pensamentos e é de fundamental importância que a biblioteca exista e que promova trabalhos que façam a comunidade se sentir pertencente", destacou.

 

Leitura on-line – Para quem gosta de colocar a leitura em dia usando os dispositivos digitais, uma alternativa é utilizar a plataforma municipal Caminhos Digitais da Leitura. Criada em 2018, o espaço digital e gratuito conta com mais de 40 livros de gêneros diferentes disponíveis para os soteropolitanos. 

 

Além de ler os títulos através da plataforma, é possível ainda que novos autores publiquem suas obras, crescendo o acervo disponível para o público baiano. Os livros podem ser acessados e lidos através do link caminhosdigitaisdaleitura. salvador. ba. gov. br.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑