Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Festival de Língua Portuguesa movimenta Salvador até novembro

 


 

Fotos: Otávio Santos/Secom

 

Ao som da canção icónica "É D'Oxum" e com vista para a Baía de Todos-os-Santos, a Prefeitura lançou, na tarde desta quinta-feira (5), no Palácio Thomé de Souza, o Festival da Língua Portuguesa. A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos e do cônsul-geral de Portugal, Jorge Fonseca, além de outras autoridades.

 

O evento acontece através de uma parceria da Prefeitura de Salvador, por meio do Escritório de Cooperação Internacional, com a Baiano Eventos e Produções, Instituto de Cooperação e da Língua - Camões, Embaixada de Portugal no Brasil, Fundação José Saramago, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

 

A vice-prefeita afirmou que este festival é um marco na história da capital baiana. "Temos como objetivo fazer parcerias, congraçamento e relacionamento e fazer isso com países de Língua Portuguesa é fundamental. Neste festival tem música, arte e cultura, mas ter a oportunidade de dialogar sobre a nossa língua é muito lindo. Temos raízes históricas com Portugal. No entanto, o evento não se restringe apenas aos dois países, mas considera também uma série de países nos cinco continentes que falam a língua portuguesa.

 

O cônsul-geral de Portugal, Jorge Fonseca, destacou que é especial celebrar o festival na primeira capital do Brasil, por sua cultura vibrante e diversificada. "A pandemia nos trouxe o isolamento, mas Língua Portuguesa não ficou confinada. O festival traz diversas comemorações desta língua comum e acontece em grande estilo, por uma porta onde cabe comemorações pelo centenário de Saramago e pelo bicentenário da Independência do Brasil".

 

O representante da Baiano Eventos e Produções, Ricardo Duarte, destacou que a programação foi pensada em detalhes para que os soteropolitanos tenham experiências únicas durante o evento. "O festival pretende ser uma celebração desta língua que une mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo", afirmou.

 

Linguagens artísticas – A programação do festival é vasta e terá atrações para os soteropolitanos até o final do ano. As ações e eventos têm a premissa de abordar diversas manifestações culturais, música, literatura, culinária, intercâmbio e ações em conjunto com artistas do Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde e demais países lusófonos.

 

No próximo dia 12 de junho, por exemplo, será realizada a Corrida da Língua Portuguesa, com largadas de 5km e 10 km, no bairro do Comércio. Ao final da competição, os presentes vão poder celebrar ao som da banda Mudei de Nome.

 

Para o mês de julho está prevista a exposição fotográfica "Amado Saramago", que reunirá imagens inéditas do fotógrafo soteropolitano que acompanhou a visita do escritor em Salvador (1996), Xando Pereira. Haverá ainda o lançamento do livro "Saramago - os seus nomes", álbum biográfico de Alejandro García e Ricardo Viel. Ambas as atividades fazem alusão às comemorações pelo centenário de nascimento do escritor português e prêmio Nobel de Literatura em 2018.

 

Já em novembro haverá um grande concerto no Pelourinho, coração do Centro antigo da capital baiana, reunindo artistas como Paulo Flores, Gisela João, Larissa Luz, Melly e banda Didá. A programação completa pode ser conferida no site http://www. festivalvivaalingua. com.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑