Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Quali Salvador promove capacitação para trabalhadores do turismo

 


Quali Salvador promove capacitação para trabalhadores do turismo

 

Fotos: Bruno Concha/Secom

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Programa Quali Salvador, iniciou o processo de capacitação de formação de instrutores do setor turístico de Salvador. O curso acontece durante cinco dias, no Boulevard Empresarial, localizado no Caminho das Árvores, das 8h às 12h. Nesta primeira etapa participam cerca de 33 representantes de hotéis, restaurantes, agências de viagem e meios de transportes da capital baiana.


 

Por meio do projeto Capacita, a empresa de consultoria Sextante realiza um aprimoramento do sistema de gestão e o modelo para melhorar a qualidade do serviço e resultados das organizações. O objetivo é desenvolver o conhecimento, habilidades e atitudes nos líderes dos empreendimentos, para que eles possam implementar planos de capacitação no local de trabalho.


 

“Nós trabalhamos educação por competência para que, a partir da base teórica, os colaboradores possam ver dentro das suas realidades específicas, formas de construção de planos de capacitação. A ideia é que eles sejam formados instrutores dentro do empreendimento para desenvolver o planejamento e acompanhar os resultados de aprimoramento dos serviços, que é fundamental para qualificar Salvador cada vez mais como um destino turístico”, explicou a instrutora e coordenadora pedagógica do Programa Capacita, Ana Cláudia Machado.


 

A gerente da Barraca do Lôro, Ana Flavia Gurgel, destacou a metodologia utilizada na capacitação. “O método de introdução de informações que o programa traz é autodidático e eficaz. Traz memórias que a gente possui enquanto profissional. Durante a formação, são mostradas as falhas, onde podemos melhorar, o que estamos fazendo bem, para que seja replicado da forma correta pelos colaboradores”.


 

A gerente operacional do Catussaba Resort, Marinez Ranel, avaliou de forma positiva, a iniciativa. “Estou achando o curso maravilhoso. Sei que o conhecimento adquirido vai ser empregado de forma extremamente importante para que a gente possa capacitar nossos funcionários, melhorando o atendimento e a qualidade do serviço. O programa trará resultados positivos para diversos meios de hospedagem, restaurantes e agências de viagens”, avaliou.


 

Após a formação presencial, com duração de 20h, cada empresa receberá uma assessoria técnica de 6 horas, para que sejam aplicados os conhecimentos adquiridos, efetivando o plano de gestão.  Ao final destes processos, as empresas serão avaliadas, e se aprovadas receberão o certificado de empreendimento sustentável, emitido pela Secult. 


 

Programa – O programa Quali Salvador contribui para a melhoria da competitividade das empresas do ramo de turismo da capital baiana.  Nele, são trabalhados blocos que levam o estado da arte em gestão para empresas, através de normas nacionais e internacionais, com aspectos ambientais, econômicos e sociais. Representantes de bares, restaurantes, agência de turismo e meio de transportes recebem capacitações e assessorias técnicas, a fim de se adequar a modelos de gestão de referência, com práticas sustentáveis.


 

“O programa entende que a competitividade depende da força de trabalho, então a gente buscou uma forma de capacitar a força de trabalho dessas empresas, através da formação de um instrutor do próprio local de trabalho, que vai atuar no dia a dia da empresa, desenvolvendo um plano de capacitação customizado, de acordo com as possibilidades. Entendemos que uma gestão eficiente melhora o serviço e com isso trazemos mais turistas e mais oportunidade de trabalho e renda, que se converte em benefícios para sociedade”, afirmou o especialista em Certificação e Capacitação da Prodetur, Wagner Fernandes.


 

Lançado em novembro de 2021

o programa é voltado para empresas do setor turístico dos segmentos de meios de hospedagem, bares, restaurantes e agências de viagem. Para participar de novos cursos de formação de forma gratuita, as empresas devem se inscrever através do site www. quali. salvador. ba. gov. br . São oferecidas 120 vagas para empreendimentos do ramo.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑