Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Espaço de beleza móvel arrecada doação de cabelo para a limpeza do oceano


 Ação promovida em praças de Santos (SP) nos dias 12, 13 e 14 de outubro integra a programação do evento internacional Diálogos da Cultura Oceânica. Iniciativa também doará perucas para pacientes em tratamento oncológico


Cortes gratuitos para arrecadar doações de cabelo para a confecção de mantas para a despoluição marinha e perucas para pacientes oncológicos. Essa é a proposta do “Espaço de beleza Conexão Oceano – o seu cabelo transforma realidades”, que estará aberto à população de Santos (SP) nos dias 12, 13 e 14 de outubro, das 9 às 17 horas. Iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e do Fiotrar - Projeto Águas Limpas, a ação é uma das atrações do evento Diálogos da Cultura Oceânica.


Na quarta-feira, dia 12, o espaço funcionará na Praça Luiz La Scala, do Aquário Municipal de Santos. Além de cortar e doar o cabelo, a população poderá conhecer a máquina que confecciona as mantas desenvolvidas para retirar o óleo do oceano em casos de acidentes ambientais. Na quinta e sexta-feiras, dias 13 e 14, o espaço de beleza estará em outro local: a Praça Mauá, onde também haverá uma demonstração de como as mantas de cabelo conseguem separar o óleo da água. Nos dois últimos dias, rodas de conversa sobre a importância do oceano no dia a dia das pessoas também serão promovidas no local.



O atendimento ocorrerá por ordem de chegada, com distribuição de senhas. É necessário que o corte seja de pelo menos 2,5 centímetros para ser aproveitado nas mantas e de pelo menos 15 centímetros para as perucas. Os interessados em participar da ação devem estar com o cabelo limpo e seco.


O projeto Fiotrar foi criado pela ONG Cabelegria, que desde 2013 arrecada cabelo, confecciona e distribui perucas para pacientes oncológicos. A ideia surgiu para aproveitar os fios de cabelo que sobram do processo ou que são menores de 15 centímetros. “Durante a confecção das perucas, muitos fios acabavam sendo inutilizados e o desperdício deles provocou uma nova frente de atuação. Diante da eficiência do cabelo para a remoção de óleo da água, desenvolvemos esta solução para ajudar a preservar o meio ambiente”, explica a fundadora e presidente da Cabelegria, Mariana Robrahn. A ONG estuda também a criação de um filtro para a remoção de metais pesados de efluentes a partir do cabelo.


O Fiotrar é um dos negócios de impacto socioambiental positivo selecionados pela Fundação Grupo Boticário para receber apoio financeiro. A iniciativa foi apresentada e aprimorada durante o Camp Oceano da Teia de Soluções, um processo que estimula a cocriação de projetos inovadores a partir de capacitações, mentorias e suporte técnico para solucionar problemas ambientais contemporâneos. “O oceano é essencial para todas as formas de vida no planeta, inclusive a nossa. Somente com o engajamento de todos os setores da sociedade poderemos superar o quadro de degradação atual dos nossos mares. A doação de cabelo para um projeto inovador que contribui com a despoluição do oceano é um exemplo de como nossas atitudes, mesmo individuais, podem fazer a diferença”, afirma Omar Rodrigues, gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relacionamento Institucional da Fundação Grupo Boticário.


Dia 13 de outubro o espaço de beleza em Santos terá uma convidada especial: Clara Silva Nestlehner. Hoje com 14 anos, ela foi diagnosticada com leucemia e venceu a doença. Para melhorar a autoestima, sua mãe fez contato com a Cabelegria e ela recebeu uma peruca com cabelo cacheado para enfrentar com ainda mais força o tratamento. Um de seus sonhos ao superar a doença é poder ajudar outras crianças e, sensibilizada pelo Projeto Fiotrar, resolveu doar seus cabelos para a proteção do oceano.


Interessados em doar o cabelo já cortado podem entregá-lo no caminhão do Cabelegria, que estará ao lado do espaço de beleza. Para doar, basta ter cortado seu cabelo limpo e seco, com comprimento mínimo de 15 centímetros e fazer uma mecha amarrada por elástico.


O evento Diálogos da Cultura Oceânica é voltado ao avanço do conhecimento científico, tecnológico e de inovação nas diferentes temáticas da sustentabilidade e das ciências do mar. O objetivo é debater o impacto social da ciência de forma integrada com o conhecimento tradicional e a governança pública e privada, visando a incorporação de temáticas relacionadas ao oceano em diferentes setores da sociedade. O evento é realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Prefeitura de Santos, Maré de Ciências e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

 


SERVIÇO


Espaço de beleza Conexão Oceano – O seu cabelo transforma realidades


Quarta,12/10


Local: Praça Luiz La Scala (Aquário Municipal de Santos). Ponta da Praia.


Horário: das 9 às 17 horas.


Quinta e sexta, 13 e 14/10


Endereço: Praça Mauá - Paço Municipal


Horário: das 9h às 17h


** Os bate-papos sobre engajamento a favor do oceano e oportunidades relacionadas à conservação do oceano serão promovidos na quinta e na sexta, das 12h30 às 13h15.



Veja como ocorre a produção da manta:


https://www.instagram.com/p/Ch2XSswDzpp/


Instagram: @cabelegria e @fiotrar




Fundação Grupo Boticário


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑