Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 10 de dezembro de 2022

Médico veterinário explica como cuidar das patinhas de cães e gatos


Professor da UniAvan traz detalhes sobre prevenção de doenças dos coxins, a parte fofinha das patas


As almofadinhas nas patas de animais como cães e gatos são chamadas de coxins e têm função importante na saúde dos bichos. Elas ajudam a neutralizar o impacto das corridas, caminhadas e saltos, protegendo as articulações dos pets. São ainda a parte na qual os bichinhos fazem a regulação térmica. Mas como estar atento às anormalidades e evitar que o nosso pet passe por um problema? Como cuidar da saúde das patinhas? O médico veterinário e professor de clínica médica de pequenos animais da UniAvan, Dr. Danilo Aires Chiminelli Júnior, ajuda a responder a algumas questões.


 


Para que servem e onde ficam exatamente os coxins?


Os coxins, que são as partes mais fofinhas das patas, são definidos como a porção de pele mais resistente de cães e gatos e possuem função de sustentação do peso do animal e proteção contra força de tração e de atrito. Também tem função de termorregulação, fazendo isolamento térmico em contato com o ambiente, e ainda pela sudorese, sendo o local por onde os cães e gatos suam. 



Via de regra, como deve ser um coxin?


A aparência dos coxins normal é macia e uniforme. Não é comum haver rugosidade ou ainda ser quebradiço e seco. Um pet sadio e nutricionalmente em dia terá seus coxins macios, porém há as adversidades no ambiente, com diversos desafios diários, e nós podemos ajudar a manter a saúde dos coxins com uma hidratação contínua e específica. Há produtos com elementos apropriados para uso nessas partes mais queratinizadas. Outro cuidado é a nutrição adequada. Caso necessário, um veterinário pode recomendar a suplementação de óleos, com produtos com zinco, selênio e ômegas para melhorar a pele. É sempre bom fazer uma revisão com o veterinário para investigar se não há uma dermatopatia envolvida, principalmente alérgicas. Eu chamo a atenção para lambeduras de patas frequentes, que duram o ano inteiro. Elas devem ser observadas por um profissional.


 


É necessário fazer hidratações constantes nas patinhas?


Os coxins podem precisar de hidratação, assim como a pele dos animais. Nos gatos, os coxins são mais sensíveis e não são adeptos a qualquer tipo de medicamento, além do que os gatos ainda fazem a limpeza com a língua, por isso precisam ser produtos específicos para felinos e vir acompanhados de um tempo de secagem para evitar a ingestão. Mas normalmente os gatos precisam de menos cuidados do que os cães.


Para hidratação, é importante levar em conta que produtos para humanos são diferentes dos produtos para pet. Até pela composição do PH. Nos seres humanos é mais ácido, enquanto nos cães, por exemplo, tende a ser neutro. Ao usar produto para pessoas, pode alterar o PH da pele, precipitando algumas doenças, principalmente em disbioses.


A limpeza também precisa ser feita de maneira adequada, somente com água e sabão neutro, para evitar a retirada da queratina, que faz a proteção natural. Pelo mesmo motivo, é preciso evitar produtos secativos, como o álcool, que vão fazer que haja a desidratação dessas células.


É preciso de recomendação veterinária, porque nem sempre os produtos que estão no pet shop são os mais indicados. Alguns produtos são lançados, mas se usados de maneira inadequada podem causar reações adversas.


 


Existe algo que torne os coxins mais ressecados? Ou períodos do ano?


A pele dos coxins é suscetível a ressecamento principalmente em dias mais quentes e em terrenos mais ásperos e abrasivos. Porém, alterações persistentes de cor e textura podem necessitar de uma atenção veterinária, pois podem ser uma dermatopatia, como a deficiência de uma vitamina ou até mesmo uma doença de pele. O coxin é uma parte da pele que está direto em contato com o chão. O uso de produtos de limpeza pode interferir, ainda mais aqueles que são mais cáusticos, como água sanitária. Então é melhor evitar.


 


Alguns cães têm chulé. Isso é normal?


É normal ter algum tipo de odor, parecido com um chulezinho, mas não deve ser muito forte. Se for, pode haver alguma alteração, pode indicar alguma doença. Se for leve, é bem normal. Os cães têm glândulas sudoríparas concentradas nos pés e a troca de calor é feita pelos coxins e pela língua. Então é normal ter um cheirinho e também ver as marquinhas molhadas deixadas pelo animal quando ele caminha.


 


Por fim, é possível fazer o corte de unhas em casa?


O corte das unhas dos pets pode ser feito em casa, embora seja necessário ficar atento à linha de corte. Com orientação do médico veterinário e treino, o tutor pode fazer o corte da unha em casa. Sempre é bom lembrar que o corte de unhas em gatos não é indicado, porque faz parte da natureza do felino o uso das garras.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑