Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 29 de janeiro de 2023

Merendeiras da rede municipal recebem capacitação em alimentação saudável

 


Merendeiras da rede municipal recebem capacitação em alimentação saudável

 

Fotos: Enaldo Pinto/Smed

 

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) está realizando, desde a terça-feira (24), no Subúrbio 360, em Coutos, a capacitação de merendeiras para o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Cooperação de Alimentação Sustentável, com a organização Humane Society International (HSI). Mais de 300 profissionais estão recebendo orientações sobre como introduzir e preparar essa forma de alimentação saudável no cardápio diário dos estudantes, dentro do Programa Educando para a Sustentabilidade

 

A capacitação vai até o dia 2 de fevereiro e ocorre sempre pela manhã e tarde, das 8h às 11h e das 13h às 16h, com 50 merendeiras capacitadas por turno. “Uma alimentação saudável é um dos pontos principais para uma boa saúde em qualquer idade. E nós, profissionais da educação, melhor do que ninguém, sabemos que na escola a boa alimentação dos alunos deve ser valorizada”, afirma a coordenadora de Alimentação Escolar da Smed, Emília Coelho.

 

“Priorizamos o consumo de alimentos de origem vegetal, in natura e minimamente processados, evitando alimentos processados e ultraprocessados, que são ricos em açúcar e gordura, objetivando a substituição de 20% do alimento de fonte animal, mas sem eliminar essa proteína e mantendo a qualidade nutritiva do cardápio oferecido", completa.

 

O programa traz a oportunidade de as crianças conhecerem novos sabores e outros tipos de alimentos, com formas de preparos diferentes. "Estamos sempre ensinando hábitos saudáveis. E, através do bom preparo desse alimento e da proximidade das merendeiras com os alunos, estamos conseguindo ter um ótimo resultado”, diz Emília.

 

Como a prática também precisa ser exercida em casa, serão realizados encontros nas escolas com os responsáveis pelos alunos. Na ocasião, eles conhecem, aprendem a fazer e experimentam a alimentação oferecida na escola e, com isso, se conscientizam para a importância dessa alimentação saudável.

 

Aneli de Lima Santos, merendeira da Escola Municipal São Francisco Xavier, situada nas Granjas Rurais Presidente Vargas, estava entusiasmada com o treinamento. “São receitas maravilhosas que estamos aprendendo aqui para que as crianças tenham uma alimentação com mais verduras e frutas. Na escola onde eu trabalho, a feijoada de feijão-preto com abóbora, beterraba e cenoura já é um sucesso. As crianças adoram", disse, destacando que gostou de uma nova receita, que aprendeu na capacitação: moqueca de feijão branco.

 

A supervisora líder da HSI, Carla Badaró Restra, fala da importância do treinamento das merendeiras. “Junto com a Smed, estamos implantando essa alternativa de uma alimentação mais saudável, com produtos mais nutritivos e naturais e evitando o consumo de frituras, gorduras e açúcares. Esse treinamento é muito importante tanto para o aprendizado de receitas, quanto para o trabalho de conscientização. São essas profissionais que preparam e oferecem esse alimento diferente para os alunos de uma forma mais próxima. Elas podem mostrar que é uma alimentação boa, gostosa, despertando neles o gosto por outros sabores, numa troca saudável”, explica.

 

A merendeira da Escola Municipal de Ilha de Maré, Dejanira de Souza, conhecida como Pioca e ganhadora de prêmios ligados à alimentação escolar, destaca que para introduzir a alimentação saudável, é necessário trabalhar de forma lúdica essa aceitação. “Fiz a moqueca de feijão branco e eles estranharam a falta do peixe. Aí eu expliquei que a moqueca tinha todos os elementos, menos peixe, mas que o sabor era o mesmo e que era bem gostoso e saudável com os legumes que nos dão força e energia para brincar. Daí eles experimentaram e gostaram. Conversamos, explicamos, fazemos brincadeiras e está dando certo, pois acabam comendo tudinho”, revela.




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑