Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Salvamar realiza 333 ações de prevenção no fim de semana

 


Foto: Bruno Concha/Secom

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), contabilizou 333 ações de prevenção e resgate de afogamentos entre a última sexta (6) e esta segunda-feira (9). Ainda assim, houve 26 afogamentos: sete em Jaguaribe, oito em Itapuã, nove em Piatã e duas no Jardim de Alah.

Além disso, os agentes localizaram seis crianças perdidas em Piatã, local que será alvo de mais uma ação de distribuição de pulseiras para identificação dos menores. Um fator positivo é o material da pulseira, que possibilita que ela seja reutilizada, pois não é de papel ou plástico.

Mesmo no verão, é importante ter cuidado nas praias. Na faixa de areia, o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, recomenda procurar um posto com salva-vidas de plantão, como forma de receber orientação sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno, além de evitar as áreas sinalizadas com bandeira vermelha.

Dantas reforça que “água no umbigo é sinal de perigo”. “Se a água passar deste nível, não se arrisque, preserve a sua vida. Se acontecer de entrar em uma corrente de retorno, a dica que eu dou é nadar paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza, pois certamente você irá cansar e consequentemente se afogar”, destacou.

Outro cuidado importante para os adultos é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar. Excesso de comida antes do banho também não é recomendado, devido ao risco de congestão.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑