Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 28 de janeiro de 2023

Segundo dia do Festival ID:Rio traz desfiles, shows nacionais


Segundo dia do Festival ID:Rio traz desfiles, shows nacionais e palestras sobre Upcycling e sustentabilidade no universo da moda


Evento segue até domingo (29) com ampla programação multicultural


Criado em 2021 por Helena Silveira e Cláudio Silveira, responsáveis pelo tradicional DFB Festival (CE), o ID:Rio tem como missão atuar diretamente em prol do impulsionamento da energia criativa do trade da moda do estado do Rio de Janeiro. Entre as novidades de sua segunda edição, a maior é a ampliação de sua programação, 100% gratuita, que antes era baseada em Niterói e agora chega à capital do Estado.


O festival ID:Rio 22/23 é apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo composto por atividades de estímulo direto ao empreendedorismo de toda a cadeia produtiva da moda fluminense.


O segundo dia do festival ID: Rio reuniu grandes convidados, dentre empreendedores, artistas e profissionais de diversas áreas, trazendo ao público uma programação diversificada envolvendo moda, música, cultura e empreendedorismo. Dentre as palestras do dia, realizadas de forma presencial e transmitidas online, pelo canal ID:Rio Festival, no YouTube (https://www.youtube.com/@idriofestival), o público teve acesso aos temas: O que é ser sustentável hoje: como a indústria de energia pode ajudar a moda e vice-versa, comandado por Márcia Massotti, diretora de sustentabilidade da Enel Brasil e Ana Luiza Nigri, head de Criação e Comunicação do Projeto Fio. Para o segundo talk, André Carvalhal, escritor e CEO da agência 3, e Isabel Braga Teixeira, fundadora & CEO da Closet BoBags, abordaram o tema “Upcycling: como se muda uma indústria?”.


Na passarela, o evento recebeu desfiles “IED Rio apresenta Erica Rosa”, “Shopping Plaza Collab apresenta Sacada + Oh, Boy! + Lizie + Track&Field” e “ CCM”. O encerramento da noite ficou por conta da banda Melim, que com uma mistura de ritmos, animou o público com sucessos atuais e do início da carreira.


A segunda edição do Festival distribuirá sua programação entre Niterói e Rio de Janeiro, reunindo jornada de conhecimento, exposição, podcasts, feira de design, moda autoral e gastronomia. Além de shows diários gratuitos no Espaço Cantareira, com grandes nomes da música do país, o festival apresenta desfiles exclusivos, reunindo marcas de diferentes polos confeccionistas do Estado do Rio de Janeiro, que vão do beachwear ao fitness e jeans. O evento segue até o dia 29 de janeiro com mais atividades. Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/idriofestival/


Confira a programação de talks deste sábado – 28/01


14h às 14h45 - Quais tendências e ferramentas digitais darão as cartas em 2023


Participantes: Taciana Abreu (Head de Sustentabilidade do Grupo SOMA) e Renata Abranchs (CEO da Renata Abranchs Branding - consultoria de Branding para Moda)


15h às 15h45 - O novo luxo: feito à mão, sustentável e ético


Participantes: Izabela Aurora Suzart de Sant Ana (Diretora criativa da marca A-AURORA) e Yamê Reis (Fundadora do Rio Ethical Fashion e coordenadora de Design de Moda no IED-Rio)


 


Confira programação de desfiles deste sábado – 28/01


18h – Dress To


19h – Firjan Senai Espaço de Moda


20h – Marju e Kitecoat


 


Confira a programação de shows deste sábado – 28/01


15h - DJ Felipe Roale


18h30 - Guilherme Schwab


21h – Nando Reis 


 


Também de 26 a 29 de janeiro, na Praça Zumbi dos Palmares, em Niterói, o Festival sedia o ID:Street, feira de moda autoral e design, com curadoria a cargo da plataforma Carandaí25 e destaque para a Casa Enel, que reúne o trabalho de artesãos de todo o Estado do Rio de Janeiro.


O Enel Compartilha Empreendedorismo é um programa que dá suporte às comunidades em que atua por meio do incentivo à formação de redes e associações produtivas comunitárias, apoiando os participantes na qualificação de seus produtos, na criação de canais de venda, na gestão comercial, na economia circular e solidária.


Já entre 30 de janeiro e 25 de fevereiro, o Festival cruza a ponte para ocupar a Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio de Janeiro, onde apresentará uma exposição colaborativa, em parceria com a Enel Brasil, reunindo 10 looks confeccionados sob os preceitos do upcycling, a partir do reuso inteligente de insumos e fardamentos descartados. A sede da BPE também serve como cenário para uma série de podcasts semanais, que serão divulgados durante todo o mês de fevereiro, acompanhando a exposição e abordando temas ligados à sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.


Multidisciplinar e 100% gratuito, o ID:Rio é voltado para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de estilismo, moda, design, administração, marketing e áreas afins.


A retirada dos convites gratuitos para os shows foi realizada mediante inscrições via Sympla, com posto de distribuição no Shopping Plaza, em Niterói. O acesso ao evento é recomendado para jovens a partir de 16 anos. Menores podem comparecer, desde que acompanhados pelo(a) responsável.


Para acessar o ID:Rio, basta apresentar o convite e entregar 1 kg de alimento não-perecível. O total arrecadado durante os quatro dias de programação será doado integralmente ao projeto Niterói Solidária.


O ID:Rio 22/23 conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, do Shopping Plaza, Faculdade SENAI CETIQT e IED Rio, com realização da Equipe de Produção, responsável há 24 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE.


Serviço


Festival ID:Rio 2023


Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói - RJ (Reserva Cultural Niterói)


Dias: 26 a 29 de janeiro


Instagram: @idriofestival









0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑