Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Balé Folclórico da Bahia fará apresentações gratuitas no Castelo Garcia D’Ávila



Balé Folclórico da Bahia fará apresentações gratuitas no Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte, nos dias 12 e 25 de fevereiro

             

Além do espetáculo com as coreografias clássicas da companhia, haverá roda de conversa com o público e workshops de dança afro para estudantes de escolas públicas da região


Fotos: Vinicius Lima

 


Encanto, técnica, vigor, energia, ritmo contagiante e sonoridade arrebatadora.  Nos dias 12 e 25 de fevereiro, o público do litoral norte da Bahia vai poder conferir o espetáculo “Herança Sagrada – A Corte de Oxalá”, que já foi aplaudido na América, Europa, Caribe, Oceania e África. As apresentações do Balé Folclórico da Bahia (BFB) vão acontecer, às 19 horas, no Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte, com entrada gratuita. A produção e realização é da ONG Raso da Catarina. O projeto tem patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado da Bahia através do Fazcultura, da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. O projeto busca valorizar a identidade étnica afrodescendente e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Mata de São João e da Fundação Garcia D’Ávila.

A direção geral do espetáculo é de Vavá Botelho, fundador do Balé Folclórico da Bahia, e a direção artística de José Carlos Arandiba (Zebrinha). As apresentações, com duração de 60 minutos, serão transmitidas ao vivo pelo Youtube (@rasodacatarinaong2345). Após cada apresentação, haverá uma roda de conversa sobre a influência da dança afro na identidade étnico racial. A roda de conversa será registrada em formato de documentário audiovisual e disponibilizada para as escolas locais.

Workshops de Dança Afro

Nos dias 12 e 25 de fevereiro, às 15 horas, também serão realizados dois workshops de Dança Afro, direcionado ao público de estudantes de escolas públicas da Praia do Forte e localidades vizinhas na região de Mata de São João. A proposta é trabalhar movimentos básico da dança afro que caracterizam a cultura negra e o folclore brasileiro, incentivando o fazer artístico, tendo como ferramentas o corpo e sua valorização. Os alunos vão entender todo o processo de criação de uma coreografia, sua estética e a importância da execução da dança.

Quem vai conduzir os workshops, com uma hora de duração cada, é a bailarina, coreógrafa e professora de dança afro do Balé Folclórico da Bahia, Nildinha Fonseca.

Estudantes


interessados em participar dos workshops e rodas de conversas e acessar as apresentações do Balé Folclórico da Bahia devem entrar em contato com a produção do evento (71) 99109-5930 (WhatsApp).

Herança Sagrada

Considerado um dos principais embaixadores culturais do Brasil no mundo, o Balé Folclórico da Bahia (BFB), que em agosto completa 35 anos, já se apresentou em mais de trezentas cidades e 27 países e é a única companhia de dança folclórica profissional do país.

O espetáculo Herança Sagrada – A Corte de Oxalá reúne coreografias clássicas do repertório do Balé, que traduzem as mais importantes manifestações folclóricas baianas, como “Puxada de Rede”, “Berimbau”, “Capoeira” e “Samba de Roda”, além de “Afixirê”, coreografia inspirada na influência dos escravos africanos na cultura brasileira. “O espetáculo é inspirado nas principais manifestações da cultura popular e da religiosidade afro-baiana”, destaca Vavá Botelho, fundador e diretor geral do Balé Folclórico da Bahia.  Os bailarinos também reproduzem sequências de movimentos de alguns dos mais importantes rituais do Candomblé, numa coreografia baseada em danças do culto afro-brasileiro.

O espetáculo apresenta uma forte simbologia histórica, icônica e estética das tradições e da memória, tão importantes para o resgate da identidade de um povo.

Todo o espetáculo tem a trilha sonora encenada ao vivo pelos músicos da companhia.

Com sede no Pelourinho, em Salvador, o BFB é a única companhia de dança folclórica profissional do país. Os integrantes da companhia – dançarinos, músicos e cantores – recebem preparação técnica para dança, música, capoeira, canto e teatro. Para preservar e divulgar as principais manifestações folclóricas da Bahia, o Balé desenvolveu uma linguagem cênica que parte dos aspectos populares e atinge questões contemporâneas.

 

Balé Folclórico da Bahia (BFB) - Herança Sagrada – A Corte de Oxalá

 

Quando:  12 e 25 de fevereiro

Horário: 19 horas

Onde: Castelo Garcia D’Ávila (Praia do Forte – Ba)

Duração: 60 minutos

Transmissão ao vivo pelo Youtube @rasodacatarinaong2345

Aberto ao público / Entrada Gratuita

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑