Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Mulheres iniciam formação profissional para atuar na construção civil

Fotos: Bruno Concha/Secom

Mais um grupo de mulheres iniciou a formação profissional voltada à construção civil, neste mês de fevereiro. O curso de eletricista de instalações industriais é ofertado pelo programa Marias na Construção, da Prefeitura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/BA), da unidade Dendezeiros. Além de serem certificadas, após a conclusão do curso, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) auxilia as formandas na inserção ao mercado de trabalho.


A costureira Juciara de Jesus Oliveira, 56 anos, integra a turma de eletricista de instalações industriais e afirmou que está aproveitando os cursos para fazer a transição de carreira. “Além de usar esses conhecimentos na minha residência, também me interessei pelo lado profissional. Por isso, tenho interesse na área da construção civil e também já fiz o curso de pedreiro polivalente”, contou.


Para a
empreendedora Gilmara Amorim, 61 anos, o curso é uma oportunidade para trabalhar em família. “Fiz o curso de instalações hidráulicas. É uma área diferente e eu quis aprender. Os homens da minha família já trabalham com serviços elétricos, mas as mulheres não. Agora vou poder trabalhar junto com eles também”, disse.



Autonomia financeira – Através da formação, as mulheres têm a oportunidade de alcançar a independência financeira, além de transformar seus núcleos familiares. Em janeiro deste ano, 222 mulheres, que participaram das turmas de 2022, foram certificadas e tornaram-se aptas a atuar no setor.


O professor da turma de eletricista de instalações industriais, Edson Pacheco, destacou a relevância do Marias da Construção, para ajudar o público feminino de Salvador a ter autonomia financeira. “Esse projeto mostra que as mulheres podem estar em qualquer ambiente. Elas podem trabalhar com o que elas quiserem, basta terem treinamento para isto”, concluiu.


Além do curso de eletricista de instalações industriais, estão em andamento as turmas de eletricista de automóveis, aplicador de revestimento cerâmico e rejuntamento, e montador de sistemas fotovoltaicos, através do programa.


Acolhimento – O assistente administrativo responsável por acompanhar e orientar as turmas, Breno Azevedo, destacou que o programa promove o acesso das mulheres em ambientes que são predominantemente preenchidos por homens, tornando o segmento da construção civil mais democrático. “É de extrema importância essa parceria entre Prefeitura e Senai, construindo uma relação melhor com a comunidade soteropolitana e as mulheres. Ofertando um programa específico para mulheres, elas se sentem mais acolhidas”, afirmou.


O programa Marias na Construção é desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). Lançado em julho de 2019, tem como objetivo formar mulheres em diversos segmentos da construção civil, por meio de ações de aperfeiçoamento e qualificação.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑