Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Dicas de práticas e cuidados na preparação de refeições


Serlares dá dicas de práticas e cuidados na preparação de refeições para evitar riscos de contaminação e danos à saúde


O preparo correto de refeições exige uma atenção especial e cuidadosa quanto a higienização dos alimentos e limpeza do local onde eles serão manipulados. Essa atenção quanto a segurança higiênico-sanitária previne os riscos de contaminação cruzada, a disseminação de bactérias e doenças, devendo ser realizadas tanto em ambientes domiciliares quanto em ambientes profissionais, como restaurantes.


Rafaela Canito, Gerente de Qualidade e Segurança do Trabalho da Serlares, aponta que essas precauções com a segurança dos alimentos e do ambiente podem parecer complexas, mas são, no entanto, simples de serem colocadas em prática.



“Além de zelar pelo cuidado com os alimentos, utensílios, e o ambiente de trabalho, é fundamental também que haja uma atenção especial para com a higiene pessoal”, complementa a profissional.


Geralmente, a contaminação física (cabelo ou outro corpo estranho na comida) e a biológica (bactérias e fungos) são as mais comuns nos ambientes de preparo dos alimentos. Para evitar o contágio, Rafaela instrui a realização de medidas de higiene que atuam como protocolo para a segurança sanitária.



“Mantenha as mãos higienizadas, unhas curtas e limpas; sempre higienize os alimentos com água potável; faça a manutenção periódica dos equipamentos de cozinha; evite tocar nos alimentos sem a devida proteção; use sempre utensílios limpos; conserve os alimentos sempre cobertos, para protegê-los da ação de insetos. Desse modo, você evita a contaminação por parasitas, principalmente”, aconselha, a Gerente de Qualidade e Segurança.



A profissional finaliza ainda ressaltando que a manipulação de alimentos e limpeza do ambiente de cozinha devem ser feitos de forma separada, nunca ao mesmo tempo. “O alimento pode ser contaminado pela espuma do detergente ou sabão. Por isso, esses passos devem ser feitos de maneiras distintas e em momentos diferentes”,


Fonte  Serlares

.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑