Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 25 de abril de 2023

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2023


 A olimpíada é voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico


Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2023, uma olimpíada científica que tem como objetivo incentivar o estudo da robótica e estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Podem participar estudantes de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico de todo o território nacional. As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas por um professor/tutor de uma instituição de ensino. Em 2022, mais de 160 mil estudantes participaram da OBR.


Os estudantes podem participar em duas modalidades: prática e teórica, onde os desafios procuram adequar-se tanto ao público que nunca estudou robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.


A Modalidade Teórica é composta por uma prova escrita que pode ser aplicada na escola do aluno no formato presencial ou remoto. Os estudantes concorrem a uma medalha de acordo com o seu desempenho; e alunos do Ensino Médio podem utilizar sua nota para concorrer às vagas Olímpicas, processo onde o aluno consegue ingressar em uma universidade pública sem a necessidade de prestar vestibular.


Já a Modalidade Prática acontece em dois formatos: presencial e virtual. No formato presencial, os alunos devem formar equipes e desenvolver um robô autônomo que deverá, durante uma prova prática, resgatar vítimas em um ambiente simulado. A modalidade presencial acontece através de competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para a final nacional, que acontecerá em Salvador, na Bahia, em outubro.



 Na modalidade Prática Virtual os estudantes podem participar da categoria Apresentação, onde as equipes demonstram, em vídeo, um projeto desenvolvido por eles e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica. Na categoria Simulação, os estudantes programam um robô virtual que precisa realizar o resgate de vítimas de uma arena que simula uma situação de desastre.


Não é necessário participar da Modalidade Teórica para poder participar da Modalidade Prática, ou o contrário,  mas em todas as modalidades o estudante deve ter no máximo 19 anos no ano da competição.


 


Calendário de Inscrições


Para se inscrever, os professores devem acessar o site da OBR e seguir as instruções do Manual de Inscrição. Cada modalidade possui um prazo diferente para inscrição:


Modalidade Teórica: Até 22/05/2023


Modalidade Prática Presencial: Até 22/05/2023


Modalidade Prática Virtual – Simulação: Até 14/07/2023


Modalidade Prática Virtual – Apresentação: Até 30/06/2023


 


A OBR ocorre desde 2007 e atualmente é considerada um dos maiores eventos de robótica da América Latina. A OBR é apoiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com patrocínio da Petrobras e organização da RoboCup Brasil, uma associação sem fins lucrativos, coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑