Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 19 de maio de 2023

BTCA faz nova temporada de “Plantando Jardins”

 


Foto: Amanda Tropicana

Estreado no último mês de abril para celebrar os 42 anos do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), “Plantando Jardins” volta a cartaz em nova temporada no belo cenário do jardim do Palácio da Aclamação (Campo Grande), nos dias 26, 27 e 28 de maio (sexta a domingo), sempre às 15h30. Com direção de Daniela Guimarães, diretora artística do BTCA, a performance exprime a capacidade da companhia oficial de dança da Bahia de se adaptar aos diferentes contextos de sua história. Ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível e a arrecadação será doada ao programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado.


Enquanto suas instalações no Teatro Castro Alves (TCA) passam por reforma, o BTCA tem ocupado o Palácio da Aclamação como casa provisória, no movimento intitulado “TCA Itinerante”. “Plantando Jardins” nasce justamente desta experiência: através de uma montagem veloz, onde o engajamento é a oportunidade de criar danças por onde a companhia passar, a itinerância torna-se a própria ignição da performance, que tem assistência de coreografia de Anna Paula Drehmer e Ticiana Garrido, integrantes do BTCA.


“Plantando Jardins” fala do simples; do tempo da paragem e da passagem do tempo; das memórias recentes e distantes; dos desnudamentos dos sonhos pessoais e daqueles coletivos. Revela situações e personas como as do jogo mágico da invenção da escrita de Ítalo Calvino em “As cidades Invisíveis” (1990), livro que é parte do compêndio de referências desta criação. Plantamos nossos jardins de hoje, no tempo de agora, sabendo que a estabilidade está justamente na aceitação da instabilidade de um corpo-itinerante. Itinerância de corpos mais interessados na experiência do que na conclusão de percursos, mais na sensorialidade do que na racionalidade de discursos, mais na vivência do que na literalidade do sentido das coisas. Uma instalação, uma dança, um encontro no jardim. Delicadeza, escuta e suporte convidam para o devir, que supomos ser alicerce e fonte de toda e qualquer possibilidade político-artística: do que falamos quando falamos em plantar jardins?


BTCA


Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Daniela Guimarães e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018), “A História do Soldado” (2019), em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), e “Viramundo” (2022), junto à Orquestra Afrosinfônica. Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”. Também neste período, BTCA e OSBA estrelaram os filmes “Um Concerto para o Guarda-Roupa” e “Abraço no Tempo”. Em 2021, celebrando seus 40 anos, o BTCA lançou o longa-metragem “A Cidade que Habita em Mim”.


Fonte: Ascom/TCA


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑