Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de maio de 2023

Dia do Gari: Limpurb lança ações de reconhecimento do trabalho do agente de limpeza

 


Dia do Gari: Limpurb lança ações de reconhecimento do trabalho do agente de limpeza 

Fotos: Bruno Concha/Secom 

O Farol da Barra foi palco do lançamento das comemorações pelo Dia do Gari, celebrado nesta terça-feira (16). Com o tema “Humanos”, as ações envolvem exposição nos shoppings da capital baiana, além de mostra itinerante através de plotagem, com a imagem de quatro agentes de limpeza e textos apelativos, exibidos em caminhões compactadores.

Na oportunidade, responsáveis pela manutenção da limpeza da cidade também foram homenageados com a entrega de azulejos ilustrados com imagens semelhantes às dos caminhões.  Os veículos compactadores começaram a circular por vários bairros da capital baiana, veiculando a campanha de sensibilização pela valorização da categoria. “Você já sorriu pra mim?” e “Você já me deu bom dia?” são frases estampadas junto às fotos de garis, que buscam a valorização e visibilidades dos profissionais de limpeza.

Durante a homenagem, Soraia Nascimento, 47 anos, fez questão de falar sobre a satisfação de ser agente de limpeza.  Há seis anos no exercício da função, comentou orgulhosa que, graças ao ofício, a filha conseguiu concluir a graduação em Administração. “Não me vejo fazendo a outra coisa, amo o que faço. Daqui tiro o meu sustento. Minha filha se formou e se habilitou para condução de carro e moto, através do meu salário daqui”, diz orgulhosa, enquanto sorri e aponta sorridente para o caminhão onde foi estampada sua foto. 

A atividade da agente começa às 4h30 da madrugada, no bairro da Boca do Rio. “Saio de casa quatro e meia da manhã feliz da vida.  É muito bom saber que estou ali fazendo a limpeza da cidade. O que seria de Salvador sem Soraia e sem tantos outros profissionais como nós?”, questiona.  

Reconhecimento – A resposta para o questionamento partiu do presidente da Limpurb, Omar Gordilho, que fez questão de destacar a importância dos agentes de limpeza para o bom funcionamento da cidade.  “Essa categoria que é vital para sociedade. Hoje, os agentes já são vistos com outros olhos. É muito importante esse reconhecimento, tanto por parte do poder público como pelos cidadãos”, destacou o gestor. 

Sobre a escolha do tema “Humanos”, o presidente explica que tem o intuito de despertar a consciência da população. “Para muitas pessoas, os agentes são invisíveis. É preciso entender que atrás dessa farda tem um ser humano com família, problemas, felicidades e tristezas. Eles são essenciais para nossa cidade, fazem um trabalho de saúde e conservação, por isso temos trabalhado tanto nesse reconhecimento”, disse Gordilho.   

Conhecido como “Gari Quebradeira”, Alex Santos, 37 anos, viralizou nas redes sociais ao ser flagrado dançando, enquanto fazia a coleta de resíduos. A alegria, a 'suingueira' e o amor pela criançada são suas marcas registradas. Ele também utiliza suas redes para compartilhar parte da sua rotina como gari e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos.  

Há dois anos na Limpurb, o agente comentou sobre a satisfação de ter a foto estampada no caminhão em que trabalha. “Fiquei muito alegre em me ver e saber que vou rodar por Salvador. Deram uma moral grandona para nós. Esse dia está sendo maravilhoso, fico muito feliz em fazer parte dessa festa linda, junto com o pessoal da cidade”, relatou Santos, que sustenta uma filha de 7 anos graças ao trabalho.   

Shoppings – Ainda como parte das celebrações pelo Dia do Gari, a exposição “Humanos” estará de 17 a 31 de maio, no Salvador Shopping (Piso L1- em frente à Pague Menos), Salvador Norte Shopping (Piso L1 – próximo à Trinco), Shopping da Bahia (Alameda Calazans Neto, 2º Piso em frente à Papel e Cia) e Shopping Piedade (Piso L3, em frente à entrada principal da Rua Junqueira Ayres), no horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.  

Além de Alex, os painéis também retratam a história de Delsyjane (Jane do Pelô), André, Soraia e Jambiraína, garis que atuam em diferentes serviços da limpeza urbana da cidade.  Elementos gráficos, memórias fotográficas e frases reflexivas destacam aspectos das diferentes personalidades e são um verdadeiro convite, para que o público conheça a essência de cada um deles.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑