Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Hemoba lança campanha em homenagem às mães doadoras de sangue

  


Para celebrar o Dia das Mães, a Hemoba lança a Campanha "Mainha Sangue de Rainha" nesta sexta-feira, dia 12/05, na sede da Fundação, em Salvador. No evento, haverá homenagem às mães com música ao vivo. O objetivo da ação é celebrar as mães doadoras e colaboradoras e as mães de doadores e de pacientes, que além do desafio da maternidade têm a responsabilidade e a solidariedade de salvar e cuidar de vidas. Dentro da programação da campanha, no dia 13, será realizado o Sabadão Solidário Especial, no Hemocentro Coordenador, e nas cidades de Barreiras e Senhor do Bonfim. No momento, todos os tipos sanguíneos estão com estoque crítico, ou seja, abaixo no nível de segurança para atender a demanda das unidades hospitalares.  

 

Além de uma equipe de trabalho composta por muitas mulheres que são mães, a Hemoba possui uma grande parcela de mulheres que doam sangue e que exercem a maternidade. No ano passado, foram 73.375 doadoras na Fundação em todo o estado da Bahia. Na gravidez, existe impedimento da doação, pois é um período em que o organismo necessita das reservas de vitaminas e minerais para um bom desenvolvimento do feto. No pós-parto, há uma inaptidão de 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana e, no período da amamentação, até 12 meses após o parto. 

 

A doação de sangue também pode salvar mães e bebês. Em caso de anemia fetal, condição grave que pode levar ao óbito do bebê ainda na barriga da mãe, a transfusão fetal intrauterina pode ser a única maneira de salvar a vida do feto. O procedimento é indicado no período gestacional entre 20 e 35 semanas e deve ser realizado a cada sete ou 14 dias, a depender da gravidade da anemia. A transfusão intrauterina é feita através do cordão umbilical, guiado por ultrassonografia para a transfusão de concentrado de hemácias. A doença é identificada durante o pré-natal, através de rastreio de anemia fetal. Em casos muito raros de hemorragia, a mulher durante o parto também pode necessitar de transfusão de sangue. 

 

Critérios para doação de sangue - O candidato deve estar bem alimentado e em boas condições de saúde, sem sintomas virais; pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Os homens podem doar sangue até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.  

Horário de atendimento – Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30; de segunda a sexta-feira, no Hospital do Subúrbio, das 7h30 às 16h30; no Hospital Ana Nery, das 7h30 às 13h; e no Hospital Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Durante o mês de maio, a unidade de coleta móvel (Hemóvel) atenderá, das 8h às 17h, na Estação Nova Lapa (até 13/05), na Faculdade Estácio Stiep (15 e 16/05), no SENAC Aquidabã (17 e 18/05), no Salvador Norte Shopping (19 e 20/05) e em Pojuca, na Praça ACM (22 e 27/05). O horário de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado pode ser conferido no site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ . 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑