Pessoas com Deficiência visual foram homenageadas pela Fundação Regina Cunha pelos seus exemplos inspiradores
Por ocasião do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (PcDs), comemorado neste mês de setembro, a Fundação Regina Cunha (FURC), instituição ligada ao DayHORC de Itabuna, unidade que integra o Grupo Opty na Bahia, homenageou a trajetória de pessoas com deficiência visual que passaram pela instituição e que representam com brilhantismo esta luta dentro da comunidade e região. “Nosso objetivo é o reconhecimento desses exemplos de vidas que nos inspiram a seguir evoluindo e que servem de encorajamento para outras pessoas construírem o seu pertencimento na sociedade”, comemora Ive Cunha, uma das organizadoras do evento e representante institucional da FURC.
Foram homenageados Anna Lúcia Fernandes da Hora, graduada em Psicologia e em Pedagogia e pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental e, em especial, pela sua participação na luta e conquista do Passe Livre, bem como na criação e atuação na presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Ione de Jesus Pereira, estudante do curso de Pedagogia da UESC e que foi alfabetizada apenas com 16 anos; Sthefanie da Silva Guimarães, conhecida como MC Tefinha e dona de um canal no YouTube para divulgar suas criações; José Pereira Costa Júnior, servidor público municipal e que recentemente passou em concurso em nível federal, a partir do acesso a apostilas de concurso acessíveis a PcD visual; Gabriel Oliveira Matias Santos, com Bacharelado Interdisciplinar de Artes na UFSB em andamento; e Geiverson da Silva Santana, com formação em Psicologia e especialização em Neuropsicologia, além de ser atualmente membro da equipe clínica da FURC.
“Um dos principais marcos na vida foi quando comecei a andar sozinho a partir dos meus 14 anos. Eu obtive essa e outras conquistas na FURC, onde me tornei atleta e conquistei medalhas em campeonatos estaduais e regionais de goalball”, relata o homenageado Gabriel Oliveira Matias Santos, que foi atualmente eleito como representante dos alunos na CAP - Centro de Apoio Pedagógico, cargo que lhe dá oportunidade de representar a instituição em eventos.
Ao som de voz e violão da cantora Aline Kaliu, o evento mostrou fatos da trajetória das homenageadas e homenageados e teve o objetivo de fortalecer ainda mais as iniciativas voltadas para este público em Itabuna e seu entorno.
De acordo com Ive Cunha, a FURC se posiciona como instituição a serviço desta luta por acesso a direitos de saúde, educação, mercado de trabalho, esportes e cultura, os quais significam dignidade e justiça para todos e todas as pessoas com deficiência. “A comunidade PcD de Itabuna deverá ser cada vez mais respeitada, ouvida e ascender socialmente em seus direitos”, comemora.
0 comentários :
Postar um comentário